quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Propriedades e Benefícios do Repolho



O Repolho é um dos vegetais que tem menos calorias, sendo, portanto, muito indicado nos regimes para manter ou perder peso. Também é rico em sais minerais (cálcio, ferro e enxofre), importante para boa formação dos ossos e dentes e para a pele. Além disso, contém vitaminas A, vitaminas do complexo B, vitamina K e Ácido fólico. É também uma ótima fonte de vitamina C, mas esta só é aproveitada quando o vegetal e consumido cru. 

Está presente também no repolho, quantidades significativas de glutamina e polifenóis, o que contribui para que o repolho seja um alimento com propriedades antiinflamatórias. Assim como outros vegetais crucíferos, no repolho há também substâncias antioxidantes capazes de reduzir os riscos de se adquirir diversos tipos de câncer. 

O repolho sendo uma ótima fonte de vitamina C ajuda a cicatrizar úlceras pépticas, pode ajudar a prevenir o câncer de cólon e os tumores malignos causados pelo estrogênio, além de ser pobre em calorias e rico em fibras, potássio, fosfato e betacaroteno, um precursor da vitamina A.

Pessoas que consomem grande quantidade de repolho têm menor probabilidade de desenvolver câncer de cólon, graças aos bio flavonóides, aos indóis, à genisteína e a outras substâncias químicas presentes no repolho, que inibem o crescimento de tumores e protegem as células dos danos causados pelos radicais livres liberados quando o organismo queima oxigênio.

Como algumas dessas substâncias aceleram o metabolismo do estrogênio, as mulheres que consomem grande quantidade de repolho têm menos chance de desenvolver câncer de mama, útero e ovário. 

O repolho também é indicado nos casos de úlceras, náuseas, nevralgias, erisipela, gota, reumatismo e rouquidão; bem como é ótimo para o sistema digestivo e para o fígado. 

Além disso, o suco de repolho cru ajuda na cicatrização de úlceras pépticas, por causa da metionina, um aminoácido encontrado em pequena quantidade nesse vegetal. Basta beber um litro de suco de repolho cru ao dia por no mínimo duas semanas. As variedades principais, branca e roxa, apresentam algumas diferenças nesse aspecto. 

O repolho-roxo é rico em antocianinas, os mesmos pigmentos que fazem a fama da uva e do vinho. O roxo também contém o dobro de fósforo, mineral essencial para a saúde dos ossos, e mais selênio e vitamina C. O branco contribui com uma pitada a mais de vitamina A, que previne males como a catarata, e é rico em ácido fólico. O sabor, no entanto, é semelhante. O roxo é um pouco mais doce, com um amargor discreto.

A diferença é sutil, está mais no visual. As conservas de repolho-roxo, por exemplo, não ficam bonitas porque o vinagre deixa o repolho "pink", com uma cor meio artificial. 

O forte odor que emana ao ser cozido, razão da repugnância que desperta em muita gente, deve-se à presença de enxofre. Sua eliminação é simples: basta deixar a panela destampada durante o processo. 

Pode ser consumido cru, refogado ou na forma de charutos recheados com arroz e carne, à moda árabe. É um alimento rico em fibras, porém seu consumo pode causar flatulências e, em algumas pessoas, dores abdominais.

LEA MANSOUR
Gazeta de Beirute


Read more: http://www.gazetadebeirute.com/2013/02/propriedades-e-beneficios-do-repolho.html#ixzz2MFfPjnjf

Nenhum comentário:

Postar um comentário