quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Novas estratégias do MDA e Incra visam beneficiar mais de 30 milhões de agricultores



28/02/2013 07:22

Novas estratégias do MDA e Incra visam beneficiar mais de 30 milhões de agricultores

Foto: Andrea Farias/MDA

No segundo dia do seminário Agenda Estratégica 2013, realizado nessa quinta-feira (28), em Brasília, diretores e coordenadores do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) definiram estratégias que visam o fortalecimento das ações para que estas cheguem cada vez com maior agilidade ao campo.
O ministro Pepe Vargas abriu o evento ressaltando as atividades que vêm sendo realizadas, bem como a qualificação das ações para o aprimoramento dos programas e políticas voltadas para a agricultura familiar e assentados da reforma agrária. “Buscamos fazer um processo de planejamento democrático, com a direção e também com o público interno”, explicou.
Nos últimos anos, segundo o ministro, já foram feitos vários avanços na política agrária brasileira, como no Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Ele lembra que a iniciativa diminui os juros e permite a renegociação de dívidas, se consolidando como uma das políticas voltadas para a permanência do jovem no campo. Pepe Vargas citou, também, outros programas do governo federal importantes para agricultores e assentados, como o Luz para Todos e o Minha Casa, Minha Vida.
“Queremos estender os avanços que tivemos para o público da reforma agrária que, associada a um processo de inclusão produtivas destas famílias, vai melhorar a vida das pessoas que vivem e trabalham nos assentamentos”, comentou.
PAC 2 
Retroescavadeiras e motoniveladoras vêm ajudando agricultores e assentados no deslocamento de seus produtos, ao melhorar ou construir estradas vicinais para esse fim. A iniciativa da entrega das máquinas faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que, em 2013, completará 100% de municípios com menos de 50 mil habitantes, fora de grandes centros, beneficiados com o maquinário.
“Além de ajudar no escoamento da produção, nestas mesmas estradas passam ambulâncias, ônibus escolares, veículos de passeio e também caminhões com os materiais de construção”, reiterou o ministro do Desenvolvimento Agrário.
Qualidade de vida 
Com as ações integradas e alinhadas, o MDA e o Incra pretendem melhorar ainda mais a qualidade de vida do agricultor. “Esse encontro reflete o momento positivo que o MDA e o Incra estão vivendo. A agricultura familiar e a reforma agrária são os pilares do projeto de desenvolvimento do País e a nossa tarefa é estimular esse desenvolvimento”, considerou o secretário-executivo do ministério, Laudemir Müller.
“Com essas ações estratégicas, queremos melhorar a atuação do MDA e do Incra, ampliar o alcance das políticas públicas e aumentar a produção, a renda e a qualidade de vida”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário