quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Encontro na Bolívia abordará direitos humanos e cidadania relacionados à infância e juventude



Adital
Seguindo a ideia de outros países que têm realizado encontros com a temática dos direitos humanos e cidadania, a Bolívia realizará entre os dias 6 e 10 de maio na capital La Paz o curso de formação da Terceira Escola Internacional de Pós-Graduação da rede INJU (OEI-CLACSO) com o tema "Democracia, direitos humanos e cidadania: infâncias e juventudes na América Latina e Caribe”. O curso é de formação intensiva e prevê o trabalho em oficinas e seminários com o intuito de articular e enriquecer as redes temáticas de estudos de pós-graduação de diversas universidades da América latina.
Cada vez mais se faz presente a discussão do assunto, uma vez que os direitos das crianças, adolescentes e jovens continuam sendo violados, fato que se agrava ainda mais com a falta de instituições críticas, políticas econômicas e sociais eficazes que saibam lidar com o tema. É esperado que os/as participantes do evento possam trocar experiências sobre questões pertinentes ao estudo relacionado à infância e juventude e capacitá-los para a análise e crítica da sociedade.
As oficinas serão ministradas de acordo com os seguintes temas: direito à educação e políticas educacionais, juventude e interculturalidade, gênero, infância e família e socialização política e participação de crianças e jovens na América Latina.
O curso é voltado para estudantes com teses de mestrado ou doutorado nas áreas de infância oujovens que estão vinculados a um membro da CLACSO, além de decisores políticos ou relacionados a organizações sociais que trabalham nas áreas da juventude na infância ou da América Latina ou do Caribe.
A Rede de Mestrado em Crianças e Jovens (Red INJU) é uma rede temática de pós-graduação que vem trabalhando de forma conjunta com a CLACSO (Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais) e com o Centro de Altos Estudos Universitários da OEI (CAEU/OEI), que são também os principais organizadores do curso de formação com o apoioda Pós-Graduação em Ciências do Desenvolvimento da Universidade Mayoor de San Andrés (CIDES/USMA), Centro de Estudos Avançados em Infância e Juventude do CINDE e a Universidade de Manzinales (Colômbia), Agência espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e COLCIENCIAS.
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de março de no site www.clacso.org.ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário