quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Em Córdoba, juventude se mobiliza e pede mais incentivo em educação e emprego

28.02.13 - Argentina

Rogéria Araújo
Jornalista da Adital
Adital
Uma marcha realizada hoje (28), pela manhã, na província de Córdoba, na Argentina, reuniu distintos movimentos juvenis para cobrar do governo de José Manuel de la Sota educação de qualidade e emprego para a população jovem. A marcha foi a resposta dada pelas organizações ao fato de obterem uma reunião para tratar do assunto com o Ministério de Desenvolvimento Social.
Os números expressados pelo relatório "Análise da pobreza na cidade de Córdoba, um olhar profundo da realidade social atual” solidificam a demanda dos movimentos. Segundo os dados, na província de Córdoba são 63.450 jovens, com idades entre 18 e 29 anos, que se encontram em situação de pobreza. Nesse montante, 43% não frequentam escolas e não têm emprego. "Isto signifca que a perspectiva futura dessa faixa etária está limitada por um presente sem acúmulo de formação laboral, nem educativa”, afirmam as organizações.
Diante deste cenário, enfatizam, a juventude cordobesa está em uma situação precária e exposta a diferentes tipos de riscos, já que não têm oportunidade adequada para ter um futuro digno.
Os manifestantes acrescentam que o Plano Primeiro Passo (PPP), implementado pelo governo provincial, não atende toda a demanda dos/as jovens de Córdoba e afirma que a maioria dos/as jovens não tem acesso ao programa. "A realidade que se vive é outra”, disseram.
A marcha foi realizada pelas frentes juvenis do Movimento Libres del Sur (Jovens de Pé, Secundários Arriba e pelo Movimento Universitário Sul).
Contactos:
Gastón Vega -Jóvenesde Pie
Tel: 156437115
Ignacio Fernandez - Consiliario Estudiantil
Tel: 156437533

Nenhum comentário:

Postar um comentário