quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Dia Mundial de Oração 2013. ‘Era forasteiro e me hospedastes’


27.02.13
 - Mundo

 
DMO
Dia Mundial de OPração
Adital
14/02/2013


Com o tema "Era forasteiro e me hospedastes”, mulheres cristãs de diversos países se unirão para celebrar o Dia Mundial de Oração (DMO) 2013 que, este ano, cairá no dia 1° de março. Vale lembrar que o DMO é um movimento que reúne cristãos de muitas tradições, em todo o mundo, para observar um dia comum de oração. Em alguns países, esse dia tem continuidade em reuniões de oração e trabalho.
Saiba mais sobre o DMO:
• É um movimento iniciado por mulheres e realizado em mais de 170 países e regiões.
• É um movimento simbolizado por uma celebração anual – primeira sexta-feira de março – a qual todos são bem-vindos.
• É um movimento que aproxima mulheres de várias raças, culturas e tradições, estreitando, relacionamento, compreensão e trabalho.
Através do DMO, mulheres de todo o mundo:
• Afirmam sua fé em Jesus Cristo.
• Compartilham suas esperanças e temores, alegrias e tristezas, oportunidades e necessidades.
Através do DMO, mulheres são encorajadas:
• A se conscientizarem do que acontece no mundo e a não viverem isoladamente.
• A se enriquecerem com experiências de fé vividas por cristãos de outros países.
• A levarem as cargas de outras pessoas, orando com e por elas.
• A reconhecerem seus dons e talentos e usá-los em benefício da comunidade.
Através do DMO, as mulheres reconhecem que a Oração e a Ação são inseparáveis e que ambas têm incontestável influência no mundo, unindo todos em torno da Oração com Informação.
Como surgiu o Dia Mundial de Oração
As origens do Dia Mundial de Oração remontam ao século XIX, quando mulheres cristãs dos Estados Unidos e Canadá iniciaram através da oração, uma variedade de atividades de cooperação e apoio à participação de mulheres em obra missionária nacional e estrangeira.
Depois da devastação da Primeira Guerra Mundial, as mulheres tomaram consciência de que a paz mundial estava intimamente ligada a obra missionária no mundo. Assim as mulheres renovaram seus esforços pela unidade.
No Canadá, em 1918, as mulheres presbiterianas convocaram representantes das associações missionárias femininas de cinco denominações, com o propósito de oração e ação conjunta. Este comitê organizou o primeiro Dia de Oração do Canadá, no dia 09 de Janeiro de 1920. No mesmo ano, em 20 de Fevereiro, estabeleceu-se a comemoração do Dia de Oração na primeira Sexta-feira da quaresma, como o dia conjunto de oração pelas missões.
O DMO no Brasil
Em 1938, Cecília Siqueira, Secretária Geral do Trabalho Feminino da Igreja Presbiteriana do Brasil, recebe incentivos para implantar o Dia Mundial da Oração no Brasil. As metodistas aderem, traduzindo a ordem de culto e as presbiterianas o imprimem.
Em 1954, as mulheres da Igreja Evangélica de Confissão Luterana passam a celebrar o DMO. Outras igrejas também o fazem, sem expressão ecumênica.
Em 1961, Ottília de O. Chaves e Dina Rizzi, metodistas, Júnia Machado, presbiterianas e Olga R. T. Nogueira, episcopal, participam do "Jubileu de Diamante” do Dia Mundial da Oração.
Em 1973, em Vitória, formou-se o Grupo Ecumênico Feminino de Oração GEFOR. No mesmo ano, Olga R. T. Nogueira enviou às lideres, que recebiam o programa diretamente de Nova York, uma carta-convite para um Encontro em São Paulo, visando a organização de um Conselho Nacional. Realizou-se em 1º de Dezembro, com 15 mulheres de diferentes igrejas e áreas do Brasil. Na ocasião foi fundado o Conselho Nacional do Dia Mundial de Oração. A 1º Diretoria eleita: Presidente Olga R. T. Nogueira, Vice-Presidente Nympha Protásio de Almeida, Secretária Deoly Galvão de França, Tesoureira Dina Rizzi.
Em 1974, foram criadas Diretorias Regionais do DMO em São Paulo, Porto Alegre, Vitória, Rio de Janeiro e Ribeirão Preto e Campinas.
Em 1976, aconteceu o 2º Encontro Nacional, em São Paulo. O cargo de Presidente foi desdobrado, sendo Nympha Protásio de Almeida eleita Presidente e Olga R. T. Nogueira, Elemento de Ligação com Diretoria Internacional.
Em 1978, realizou-se o 3º Encontro Nacional, em São Paulo. Ilza da Silva Arduini, do Rio de Janeiro, assumiu a Presidência.
Em 1980, o 4º Encontro aconteceu no Rio de Janeiro. Foram aprovados os Estatutos do Dia Mundial de Oração no Brasil e Irmã Ruthild Brakemeier, de Porto Alegre, foi eleita Presidente do Conselho Nacional do Dia Mundial de Oração.
Em 1982, no Rio de Janeiro, realizou-se a 1º Assembleia Bienal do Conselho Nacional do DMOB, formado pelas Diretorias Nacional e Regionais. Assumiu a Presidência Ada Maria Della Giustina, de Curitiba.
Em 1984, Nympla P. de Almeida volta à presidência do Conselho e em 1986 é eleita Alice G. Labaki que teve a oportunidade de celebrar o Centenário do Dia Mundial de Oração em 1987, com uma liturgia especial vinda do Comitê Internacional. E celebrar o Jubileu de Ouro do Dia Mundial de Oração no Brasil realizando o culto em março de 1988 sob o tema, "Portas Abertas”, escrito por mulheres brasileiras.
De 1988 a 1992, Maria Luiza Fagundes, de Brasília, assume a presidência e passa para Maria Elisa L. C. D’Affonseca, de Campinas, em 1992.
Em 1996 é eleita presidente do Conselho Dagmar S. Triska, de Florianópolis. É reeleita e, segundo o novo estatuto, permaneceu até 2001. Nesta data, na X Assembleia, assume a presidência, Maria Elisa L. C. D’Affonseca.
O culto anual é celebrado no Brasil, em português, espanhol, inglês, alemão, japonês, chinês, ucraniano, árabe e polonês, e em cerca de 1.150 pontos do nosso país. A cada ano o DMO tende a abranger maior número de igrejas cristãs e algumas delas já têm essa celebração oficializada em seu calendário litúrgico anual.
Várias entidades assistenciais, anualmente, têm sido beneficiadas com as ofertas de gratidão levantadas nas celebrações. Nesses encontros são usados programas elaborados, a cada ano, por mulheres de países diferentes.
[Fonte: SITE do Dia Mundial de Oração]

Nenhum comentário:

Postar um comentário