quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Rússia oferece "condições excelentes" de crescimento no mercado de lácteos



postado há 1 dia atrás

Grupos rurais estrangeiros reportaram progresso na produção de lácteos no mercado russo que oferece “condições excelentes” de crescimento podendo suprir a lacuna de produção que deixa o país bastante dependente das importações.

O grupo sueco Alpcot Agro, que tem operações na Rússia e na Ucrânia, disse que sua produção de lácteos em território russo aumentou em 31% com relação ao ano anterior, para uma média de 42,1 toneladas por dia.

O aumento é reflexo de “melhoras na genética” do rebanho leiteiro do grupo, “bem como sua qualidade e saúde geral”. A produtividade das vacas tem crescido mais rapidamente que o número de vacas leiteiras. Enquanto o número de vacas leiteiras aumentou em 8,7%, para 3.250 cabeças, a produção por vaca no último trimestre de 2012 subiu 15%, para 464 litros por mês, 15% a mais que no trimestre de outubro a dezembro de 2011

Os preços que o grupo obteve por seus produtos lácteos foram 15% maiores no final de 2012 do que no ano anterior “devido ao maior teor de gordura e proteína no leite”. Entretanto, os preços dos lácteos na Rússia estão firmes, apoiados pela demanda que tem mantido o país como um importador significante, principalmente de manteiga e queijo, e de quantidades notáveis de leite em pó desnatado também.

A companhia alemã Ekosem-Agrar, dona da operação agrícola, Ekoniva Group, previu mais aumentos, fornecendo uma previsão “positiva” para 2013. “O mercado leiteiro da Rússia permanece altamente dependente das importações. Com base nos contratos já fechados para 2013, a companhia antecipa um preço médio do leite de aproximadamente 0,44 euros (US$ 0,59) por litro, cerca de 10% a mais que o preço médio obtido no ano anterior. O mercado fornecerá condições excelentes para mais crescimento”.

O mercado de lácteos da Rússia tem atraído a atenção de investidores estrangeiros que buscam crescimento na região, como: Danone, Olam International e PepsiCo.

A Ekosem-Agrar disse que suas próprias operações na Rússia aumentaram em 61% a produção de leite, para 84,1 milhões de litros, permitindo que ficasse em segundo lugar entre os maiores produtores do país. Por dia, a produção média é de 230 toneladas, mais que as 137 toneladas em 2011, impulsionada por um aumento na produtividade por vaca de 20,55 litros por dia, e no crescimento do rebanho.

“As melhoras que fizemos na eficiência de produção de leite e na expansão direcionada de nosso rebanho leiteiro significou que 2012 foi novamente um ano recorde para nós”, disse o gerente da Ekosem, Stefan Dürr.

A reportagem é do Agrimoney.com, traduzida e adaptada pela Equipe Milkpoint.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário