quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Número de cafeicultores envolvidos em capacitação profissional dobra na região de atuação da Cooxupé



postado há 1 dia atrás

Desde 2010 a Cooxupé – cooperativa mineira de café com mais de 11 mil cooperados espalhados pelo Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo - promove em parceria com o Senar-Minas (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), cursos e capacitações que atendem a muitas das necessidades do produtor rural, principalmente dos pequenos, que vivem da agricultura familiar. Com investimento de R$ 470 mil vindo de ambas as entidades, o convênio atende 18 municípios oferecendo cursos gratuitos com temas que refletem a demanda e as peculiaridades de cada região produtora do grão.

Produtores no curso de Aplicação de Agrotóxicos realizado em Botelhos/MG

Em um balanço realizado recentemente pelo Senar, o número de cursos oferecidos nas Unidades de Negócios da cooperativa cresceu, até o final de 2012, 52% em relação a 2011. “Foi um ano de consolidação da parceria entre a Cooxupé e o Senar-Minas. Realizamos até 21 de dezembro do ano passado, 247 cursos e capacitamos 2.942 produtores cooperados”, revela Rodrigo de Castro Diniz, Gerente Regional do Senar.

Como a parceria acontece ao longo de três anos, Rodrigo avalia que os produtores estão mais atentos ao processo de inscrição dos cursos e eventos. “Estes números são resultados de duas frentes: o produtor busca cada vez mais pela capacitação e nós estamos entendendo melhor suas necessidades”, conta.

Para o Gerente de Desenvolvimento Técnico da COOXUPÉ, José Geraldo Junqueira, a parceria entre as instituições é extremamente importante, pois está alinhada com o objetivo da cooperativa em promover o conhecimento e a qualidade de vida no campo. “Nossos técnicos e engenheiros agrônomos estão sempre visitando propriedades e conhecendo a necessidade do cooperado. Isso amplia as possibilidades dos nossos serviços, porque oferecemos o que eles precisam. Hoje, quem detém a informação, está um passo à frente”, revela.

No ano passado, as capacitações mais procuradas foram aplicação de agrotóxico na lavoura e utilização correta da roçadeira/derriçadora. Outros cursos que compõe o convênio Senar são: administração rural, aplicação correta de agrotóxicos, classificação e degustação de café, orientações sobre a utilização correta do terreiro no processo de secagem do café, saneamento, qualidade da água e custos de produção.

As informações são da Cooxupé, adaptadas pelo CaféPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário