terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Inclusão produtiva rural chama atenção de prefeitos


28/01/2013 20:05
Ações de geração de renda no campo são destaques em oficina
Clique na imagem para ampliar

Ubirajara Machado/MDS
Foto da diretora do MDS, Denise Kroeff, durante oficina de Brasil Sem Miséria no Campo. Clique na Imagem para Ampliar
Assistência técnica foi um dos destaque na oficina de inclusão produtiva rural
Brasília, 29 – Os prefeitos e prefeitas demonstraram interesse nas ações e programas de inclusão produtiva do Brasil Sem Miséria na área rural. O tema foi apresentado na oficina Brasil Sem Miséria no Campo: PAA, Ater, Fomento, PNAE, Água Para Todos, por representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), no primeiro dia do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável, nessa segunda-feira (28), em Brasília.

Leia também:
Presidenta comemora retirada de 19,5 milhões de brasileiros da extrema pobreza
Oficina aborda a assistência social no Plano Brasil Sem Miséria
Reunião destaca papel das mulheres nas políticas públicas
MDS vai orientar novos prefeitos a criar planos municipais de superação da miséria

Para o prefeito de Tejuçuoca (CE), Valmar Bernardo, a importância da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) foi um dos destaques. “O acompanhamento técnico para os pequenos produtores é fundamental. Apoiamos os agricultores, eles investem com o Pronaf, mas precisam de nosso auxílio para melhorarem sua produção e renda.”

De acordo com a diretora de Apoio a Comercialização e Aquisição da Agricultura Familiar do MDS, Denise Kroeff, após o lançamento do plano para a superação da extrema pobreza houve um aumento grande na consulta das prefeituras pelos programas e ações de inclusão produtiva e desenvolvimento rural. “Os programas do MDS estão tendo bastante procura e estamos à disposição para esclarecer e dar acesso às políticas ao público do Brasil Sem Miséria.”

Denise destaca que a Ater é um caminho importante para que as gestões municipais possam implantar outras ações. “A Ater é feita por chamadas especificas para o público do Brasil Sem Miséria. É a porta de entrada para algumas políticas, como o fomento, a distribuição de sementes gratuitas e o desenvolvimento de projetos de comercialização para o Programa Nacional de Alimentação escolar (Pnae) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).”

O evento, que lotou o auditório Buriti no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, também contou com a participação do secretário nacional de Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini, que destacou o acesso ao microcrédito como sendo fundamental para o financiamento de investimentos em propriedades rurais pequenas de agricultores familiares.

Ascom/MDS
(61) 3433-1021

www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário