quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Angola Press - Novas máquinas de descasques de café entram em funcionamento




Caxito – A actividade cafeícola na província do Bengo ganha novo impulso, este ano, com a entrada em funcionamento de três novas máquinas de descasque do café, a 30 de Janeiro, numa iniciativa do governo provincial.
 
As referidas máquinas, com a capacidade de descasque de três toneladas/dia cada, foram distribuidas aos municípios dos Dembos, Nambuangongo e Bula Atumba e serão um contribuito para o relançamento da actividade cafeícola na província do Bengo que, em tempos idos, já foi referência na produção de café no país.

Segundo o Instituto Nacional do Café (INCA), a província do Bengo tem 35 fazendas a funcionarem de forma parcial, por estarem em fase de recuperação.

Duzentas e 73 fazendas e mais 1.094 explorações agrícolas familiares foram, por razões diversas abandonadas, há muito, pelos proprietários.

Os municípios do Bula Atumba, Pango Aluquém, Dembos, Nambuangongo e Dande são os principais produtores de café na província do Bengo.
 
A  colheita de café na província do Bengo, em 2012, foi de 59 toneladas, números abaixo da previsão inicial de 65 toneladas, devido, sobretudo, à estiagem que assolou o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário