quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

PUC DE GOIÁS TEM INTERCAMBIO COM O LÍBANO


A PUC-Goiás e a Universidade Saint-Esprit de Kaslik assinaram acordo neste ano e planejam atividades conjuntas para 2013. Entre elas estão intercâmbio de professores e realização de um congresso.
Isaura Danielisaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – A Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás e a Universidade Saint-Esprit de Kaslik (Usek), do Líbano, pretendem colocar em prática, no ano que vem, intercâmbio de professores dos programas de mestrado e doutorado em Ciências da Religião. As duas instituições assinaram acordo de cooperação na metade deste ano durante a Assembleia Geral da Federação das Universidades Católicas (Fiuc), que ocorreu no Brasil.

Divulgação 
Mahfouz e Amado: encontro em julho
De acordo com o assessor de Relações Internacionais da PUC-Goiás, Paulo Gonzaga, além do intercâmbio de profissionais, também deve ser organizado, em 2013, um congresso conjunto entre as universidades. O encontro terá a liderança do diretor do Departamento de Filosofia da PUC-Goiás, Walmor da Silva, e o reitor da Usek, Hady Mahfouz. As datas e detalhes, porém, ainda não foram acertados. Era com Silva que Mahfouz tinha contato antes da Fiuc e os dois já tinham manifestado interesse na colaboração, segundo Gonzaga.

Foi o próprio reitor da instituição libanesa quem assinou o acordo de cooperação, que vale até 2017, com o reitor da universidade goiana, Wolmir Amado, em julho. O objetivo é dar suporte às atividades de cooperação e facilitar a elaboração de projetos conjuntos. O convênio prevê intercâmbio de estudantes da graduação e pós-graduação, de pesquisadores e professores, realização de programas de formação e pesquisa, organização de estágios práticos, de congressos, colóquios e seminários, além de troca de publicações e documentações científicas e pedagógicas.

A PUC-Goiás já tem uma série de acordos internacionais. O foco da maioria deles é o intercâmbio de professores e alunos, além da realização de pesquisas conjuntas. Entre as instituições com as quais a PUC-Goiás tem parceria estão a Universidade de Coimbra, de Portugal, Universidade de Sevilha, da Espanha, Universidade de Ferrara, da Itália, Universidade Católica del Norte, do Chile, Universidade do Texas em El Paso, nos Estados Unidos, e Universidad Nacional del Litoral, da Argentina.

"Esse acordo com a universidade libanesa significa um grande avanço no processo de internacionalização da PUC-Goiás. A Universidade do Espírito Santo de Kaslik é a primeira parceria da PUC Goiás naquela região", afirma Gonzaga.

A Usek, que é uma universidade católica, já tem uma forte ligação com o Brasil. A instituição mantém o Centro de Estudos e Culturas da América Latina (Cecal), que tem um brasileiro, Roberto Khatlab, na liderança e organiza atividades voltadas para as relações da América Latina com o Líbano e região. A instituição tem acordo com outras universidades brasileiras como a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário