quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

MDA e Cuba acertam detalhes finais para exportação de máquinas agrícolas do Brasil


27/12/2012 02:06


MDA e Cuba acertam detalhes finais para exportação de máquinas agrícolas do Brasil

Foto: Andrea Farias/MDA

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) recebeu, nesta quinta-feira (27), a visita do embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora e do conselheiro econômico da embaixada do país caribenho, Raciel Proenza Rodriguez. Os dois representantes do governo cubano foram recebidos pelo secretário-executivo do MDA, Laudemir André Müller; pelo coordenador do Programa Mais Alimentos do ministério, Marco Antônio Viana Leite; e pelo chefe da assessoria para Assuntos Internacionais e de Promoção Comercial (Aipc/MDA), Francesco Pierri.
O propósito da reunião, que ocorreu na sede do MDA, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi discutir os detalhes finais da operação de venda do primeiro lote de máquinas do Programa Mais Alimentos Internacional do MDA para os cubanos. A exportação foi confirmada para o primeiro trimestre de 2013 e, após a sua concretização, Cuba terá sido o primeiro país a receber financiamento do Programa para a aquisição de máquinas e implementos agrícolas destinados à agricultura familiar.
“No encontro de hoje, nós acertamos os últimos itens dessa cooperação que é inédita e, ao mesmo tempo, complexa, avaliando todos os aspectos ligados a ela. O objetivo do MDA é concretizar o quanto antes essa operação que vai beneficiar a agricultura familiar cubana, por meio não só da exportação de máquinas e equipamentos, mas, também, da transferência de tecnologia para os agricultores daquele país”, explicou Laudemir Müller.
Nesta primeira etapa, o Brasil vai liberar US$ 70 milhões, equivalentes a cerca de R$ 141,5 milhões, para financiar a compra. Outra etapa do Programa já cumprida foi a entrega ao embaixador Carlos Zamora da lista precificada dos implementos solicitados por Cuba. Marco Antônio Viana Leite e Francesco Pierri acreditam que a entrega desse primeiro tranche (uma parte da operação) ocorra logo nos primeiros meses de 2013. “Estamos muito otimistas”, afirmaram.
O embaixador Carlos Zamora, por sua vez, comemorou o fato de não haverem grandes obstáculos para a concretização do negócio que contribuirá para o fortalecimento da agricultura familiar e, também, para a atualização do modelo econômico cubano. Atualmente, cerca de 350 mil famílias vivem no meio rural em Cuba, das quais, aproximadamente, 170 mil serão beneficiadas pelo acordo entre os dois países. 

O Programa O Mais Alimentos Internacional foi criado em 2010, a princípio como Mais Alimentos África. Atualmente, quatro países têm acordo firmado com o Brasil: Zimbábue, Moçambique, Gana e Cuba. O objetivo do programa é estabelecer uma linha de cooperação técnica que destaca a produção de alimentos pela agricultura familiar como caminho para segurança alimentar e nutricional dos países participantes.
Aliada à cooperação técnica, a ação prevê o financiamento de tecnologia adaptada às realidades socioambientais da agricultura familiar local, como forma de ampliar a produção e a produtividade dos estabelecimentos rurais. A ideia é que estes países possam produzir mais e melhor. E com o aumento da produtividade e, consequentemente, da renda tornem-se clientes regulares da tecnologia agrícola brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário