quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Linguiças e salames fazem sucesso em Parada Cristal (RS)


26/12/2012 04:39


Linguiças e salames fazem sucesso em Parada Cristal (RS)

Foto:Ubirajara Machado/Ascom-MDA

No final da Rua Márcia Modena Santana, em Parada Cristal, bairro a 12 km de Caxias do Sul (RS), uma casa branca e simples abriga uma agroindústria promissora. Paulo Genésio Melo, agricultor familiar, 39 anos, avisa logo de cara: “Se falarem Paulo, ninguém sabe quem é. Sou mais conhecido como Paulinho.” Ele é dono do negócio, onde produz linguiças frescas e defumadas, copa e salames colonial e alemão. Paulinho pretende ampliar, futuramente, a agroindústria Santa Barbara, onde está construindo um sobrado para morar. “Quero contar com a ajuda do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para isso”, revela.
Tudo começou em 2004, quando Paulinho decidiu ser seu próprio chefe. Em sua propriedade, produz para consumo, milho, porcos e frango. Mas queria algo mais. “O começo foi muito difícil, o dinheiro para investir foi tirado do meu bolso”, lembra. Dois anos depois, as coisas começaram a melhorar e o agricultor pôde até contratar funcionários para ajudá-lo na produção. No total, ele e mais quatro pessoas fazem as linguiças e salames já premiados em feiras no estado. O segredo do sucesso ele não conta. “Tem um toque especial, um toque de Paulo”, brinca. Para ele, seu sucesso é fruto da qualidade do produto, do atendimento e da degustação, que ele considera seu diferencial para encantar o comprador. “O preço das outras linguiças e salames não difere muito, o que conta é o sabor.”
Paulinho era metalúrgico, o que o ajudou a construir uma máquina para o processamento de seus produtos. “Essa é exclusiva, só eu tenho.” No começo, ele conseguia fazer 10 quilos de salame e linguiça em cinco minutos, manualmente. Agora, ela possui um motor (projetado por ele) e consegue fazer até 300 quilos, vendidos de janeiro a janeiro, como garante o agricultor. “Só descansamos no domingo.” Atualmente, ele vende para 54 mercados de Caxias do Sul, além das feiras que participa (em torno de 18 por ano). Às sextas-feiras, Paulinho fica das 5h às 17h à beira da BR 116, que corta a cidade, em uma barraquinha, onde, também, vende seus produtos por R$ 13 o quilo (uma peça tem cerca de 400 gramas).
O agricultor familiar relata que, para ampliar a agroindústria, é necessário comprar um novo maquinário. “O espaço também está ficando pequeno.” É aí que ele pretende estreitar laços com o MDA, a fim de melhorar a produção. “A variedade é pequena, mas é bem feita”, assegura. Apenas 30% dos porcos, que ele utiliza para fazer as linguiças e salames, são de sua propriedade. 70% ele compra de outros agricultores. Futuramente, ele pretende reduzir esse custo, fazendo com que sua produção aumente para 50%. “Com isso, poderemos reduzir o preço das peças.” Paulinho  vende para outros estados, como Espírito Santo, Amazonas, Rio de Janeiro e já recebeu pedidos do Distrito Federal, tudo isso sem fazer propaganda na internet, apenas no boca a boca. “Sou muito feliz, porque faço uma coisa que gosto. Não tem como ficar triste assim”, enfatiza Paulinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário