quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Namíbia: pela sustentação da vida



Print Friendly
O país, que declarou como reserva ambiental 30% do seu território, se desenvolve em torno de unidades de conservação e iniciativas de desenvolvimento comunitário para o turismo sustentável
Por Flora Pereira e Natan de Aquino, do Projeto Afreaka
Entre as principais preocupações namibianas está, sem dúvida, a preservação do meio ambiente. Viajar pelo país significa se deparar continuamente com iniciativas e projetos sustentáveis. E não faltam motivos para os visitantes embarcarem na ideia. Para qualquer passeio existe uma opção ecológica e, em alguns casos, o ecoturismo é  a única alternativa.
O país, que declarou como reserva ambiental 30% do seu território, possui dentro de seus 825 km² de área oito grandes parques nacionais abertos para visitas, sendo os principais destaques e também os mais extensos o Parque Etosha e o Namib-Naukluft Park. Este último, com nada menos do que 50 mil km², abriga o deserto mais antigo do mundo.
Pegando carona na onda, governo, instituições privadas e organizações não governamentais começaram a investir em diversos programas de desenvolvimento que acoplam a ideia de preservação. Entre as iniciativas de mais destaque estão as unidades de conservação, que unem a ideia de amparo à vida selvagem e o desenvolvimento da população rural.
Desenvolvida pela Organização IRDNC – Integrated Rural Development and Nature Conservation –, a unidade de conservação trata do envolvimento direto das populações locais na conservação de suas regiões e se baseia em três conceitos: melhor gestão dos recursos naturais por parte dos próprios usuários, desenvolvimento local econômico e diversificado e crescimento de uma sociedade civil forte nas regiões mais remotas da Namíbia. Hoje, 50 comunidades rurais já estão registradas e cerca de outras 30 estão sendo estabelecidas em todo o país, envolvendo diretamente 250 mil pessoas e 12 milhões de hectares.
Outra moda pegando no país são iniciativas de desenvolvimento comunitário para o turismo sustentável (no site do Projeto Afreaka você pode saber mais sobre algumas delas, como a Penduka e o Katutours). A organização NACOBTA – Namibia Comunity Based Tourism Association – trabalha com a formação de populações rurais em turismo, desenvolvimento, orientação de visitas guiadas, marketing e negócios e atualmente possui ao redor do país 42 projetos ativos. A maioria, além de oferecer opção de quartos e campings, também trabalha com gastronomia, acomodações e atividades tradicionais – de acordo com a região, uma experiência diferente. Turismo sustentável na Namíbia está literalmente na crista da onda.









Leia mais:
  1. Kabengele Munanga: vida e ideias de um pensador anti-racista
  2. Semeou sonhos e alçou voo pela metrópole
  3. SP: e se o Centro fosse ocupado pela Cultura?

Nenhum comentário:

Postar um comentário