quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Confira a entrevista exclusiva realizada pelo FarmPoint com István Wessel, proprietário da Wessel Carnes



postado há 1 dia atrás

Em 2010 o consulado da Nova Zelândia marcou uma visita da maior cooperativa de ovinos do seu país, que desejava exportar a carne para o Brasil: o Alliance Group. Produtor da linha Pure South, o grupo tem 65 anos e exporta para quase 70 países, principalmente Europa e Ásia. Depois de conversarem com diversos "players" do mercado, escolheram a Wessel para representá-los.

Em 2012, a Wessel, depois de viagens para Nova Zelândia para conhecer com detalhes a produção e seus diferenciais, fechou acordo com o Alliance Group para importar exclusivamente o cordeiro da Pure South, reconhecida mundialmente por sua alta qualidade.

István Wessel, proprietário da Wessel Carnes ressalta o alto nível da produção da Pure South: "em algumas das 5.500 fazendas cooperadas que visitamos, além da paisagem deslumbrante, os animais são criados em pasto, soltos e com todo rigor em relação à sua saúde e bem-estar. Um dos frigoríficos que conhecemos processa 30 mil animais por dia, aliando tecnologia, alto controle de qualidade com impecável higiene", finaliza.

Os rigorosos controles na criação, alimentação e abate resultam em uma carne macia e suculenta. Wessel explica que o cordeiro é o animal novo, abatido com até cinco meses, que possui a carne mais delicada, rosada e macia por sua tenra idade, o que a torna uma carne premium. Já o carneiro, animal na fase adulta, tem uma carne mais vermelha, rija e de sabor acentuado. No Brasil, a preferência é pelo cordeiro.

Confira abaixo a exclusiva entrevista realizada pelo FarmPoint com István Wessel:

Figura 1 - István Wessel.



FarmPoint - Desde quando a Wessel está no mercado e qual o principal objetivo da empresa?

István - A Wessel foi fundada em 1958 (há 54 anos). O principal objetivo da empresa é o comércio de carnes, mas o diferencial é a exigência na qualidade do produto e a preocupação com a inovação.

FarmPoint - Qual foi a principal motivação para iniciar as importações de carne de cordeiro neozelandesa?

István - Como disse, estamos sempre preocupados em trazer inovação para o mercado, e principalmente em elevar a qualidade do produto oferecido aos nossos clientes, que são muito exigentes. Além do consumidor direto, atendemos mais de 700 restaurantes que são extremamente cuidadosos com a qualidade da matéria-prima dos seus pratos. Sabíamos há tempos que havia uma demanda para a melhoria da qualidade do cordeiro oferecido internamente. Por isso fizemos esse acordo de fornecimento com a Pure South da Nova Zelândia, que é o maior produtor do país, com uma qualidade de carne irrepreensível.

FarmPoint- Como os produtos importados serão colocados no mercado brasileiro e quais são os cortes importados?

István - Inicialmente o nosso cordeiro será vendido para o mercado de food service (restaurantes) e alguns supermercados selecionados. Além de vendas diretas pelo nosso site (www.wessel.com.br) e loja da Avenida Faria Lima, 2383, em frente ao Shopping Iguatemi. A Wessel começa a distribuição com 7 cortes diferentes: o tradicional e cobiçado Carré de Cordeiro, a Alcatra de Cordeiro, que o mercado chama erroneamente de Picanha, o Lombo de Cordeiro com 100% de carne, sem nervos ou gordura, o macio e único Filé Mignon de Cordeiro, o Pernil de Cordeiro com aproximadamente 2 kg cada, a Paleta de Cordeiro, famosa nos rodízios do país e o Ossobuco de Cordeiro, ou Stinco, popular na gastronomia francesa ou italiana.

Figura 2 - Cortes importados.



FarmPoint - Como funciona a ovinocultura na Nova Zelândia?

István - A Nova Zelândia é um país com 4 milhões de habitantes e 35 milhões de ovinos! Imagine qual a importância da produção desse animal. Os rigorosos controles na criação, alimentação e abate resultam em uma carne macia, suculenta e de qualidade consistente durante todo o ano. A ovinocultura na Nova Zelândia é muito profissional e avançada. Várias empresas participam da cadeia produtiva. Por exemplo, a AbacusBio alia biotecnologia com pesquisa de opinião para entender como o consumidor reage a cada alteração feita pelos agrocientistas. A Oritain, uma empresa que certifica os produtos agrícolas neozelandeses, por meio de análises geoquímicas, atesta a origem de cada produto exportado pelo país. O mercado é bem grande. Somente a Alliance Group, dona da marca Pure South, tem 5.500 fazendas cooperadas.

FarmPoint - Qual a sua opinião sobre a ovinocultura brasileira hoje?

István - A ovinocultura no Brasil ainda está apenas começando. Com o grande aumento no consumo, nas duas ultimas décadas, certamente o Brasil será um importante produtor de cordeiro. O maior desafio é justamente a consistência na qualidade ao longo do ano. E isso não é fácil de atingir, já que a ovelha tem cio, seu período fértil, por um curto período do ano. Consequência disso é a grande produção em um período curto do ano e uma longa entressafra. A Nova Zelândia, conseguiu, através da diversidade de climas e de temperaturas, cruzar as fêmeas durante oito meses em cada ano estendendo a produção por um longo período. Certamente o Brasil conseguirá resolver esse problema no futuro.

Para mais informações acesse www.wessel.com.br

Equipe FarmPoint

Nenhum comentário:

Postar um comentário