quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Colômbia anuncia reajuste do Apoio de Receita do Cafeicultor



Após várias reuniões lideradas pelo diretor executivo da Federacafe (Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia), Luis Genaro Muñoz Ortega, por delegados dos produtores de café de todo o país e pelo ministro da Fazenda, Maurício Cárdenas Santamaria, foi confirmado que o subsídio do AIC (Apoio de Receita do Cafeicultor) será triplicado, passando de 20 mil para 60 mil pesos (10,9 para 32,8 dólares), para a carga de café, de 125 quilos.
O anúncio se dá após os dirigentes dos comitês departamentais (Estaduais), o comitê diretor e o diretor executivo da Federacafe terem enviado uma carta ao presidente do país, Juan Manuel Santos, na qual solicitaram ao Executivo do país o aumento urgente do AIC. Por sua vez, o ministro Maurício Cárdenas, explicou que o apoio se aplica para as vendas de café que se realizem desde 24 de novembro até o dia 31 de março de 2013, sempre que o preço interno do café estiver abaixo dos 650 mil pesos (356 dólares). A medida é uma das salvaguardas para os cafeicultores. "Entre janeiro e outubro de 2012, as cotações internacionais de café experimentaram uma retração de 26%. Isso, unido ao incremento de 7% do peso colombiano, ocasionou uma diminuição próxima de 30% do preço interno do café, o que levou reduzir de maneira substancial a receita das mais de 563 mil famílias cafeeiras do país", indicou a Federacafe em nota para os meios de comunicação.
Como resultado, as famílias cafeeiras deixam de receber cerca de 1,1 bilhão de pesos (600 milhões de dólares), dentro do valor da safra, ou seja, 29% abaixo daquilo aferido no mesmo período de 2022. Os recursos destinados pelo governo pretendem incrementar o preço interno do café e beneficiará os cafeicultores que venderão suas safras nos próximos meses. Os cafeicultores e empresários devem apresentar em suas cooperativas faturas comerciais e documentos equivalentes com data até 31 de janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário