quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Você está em: Cadeia Produtiva > Giro de Notícias Produtores de cafés especiais da Indonésia estão de olho nos Estados Unidos


postado há 1 dia atrás

Os produtores de café da Indonésia estão atualmente visando tornar os Estados Unidos seu principal mercado, à medida que a demanda por café desse país está aumentando.

O vice-presidente da Associação de Exportadores e Produtores de Café da Indonésia (AEKI), Pranoto Soenarto, disse que o mercado americano absorve 20% das exportações anuais totais de café da Indonésia, de 180.000 toneladas. A região também exporta seu café para Austrália, Japão e Alemanha.

"Nosso café é famoso por seu sabor único, uma combinação de café e especiarias, comenta Soenarto". A Indonésia produz cafés especiais, o mais popular deles sendo o café Takengon, de Aceh; café Mandailing, de Sumatra do Norte; café Toraja, de South Sulawesi; café Kintamani, de Bali; café Bajawa, de Flores, em East Nusa Tenggara, café Baliem, de Papua e o famoso café Luwak ou Civeta, principalmente de Sumatra e Java.

Pranoto disse que a maioria das plantações de café da Indonésia é localizada junto com plantações de especiarias, incluindo plantações de cravo, em áreas montanhosas e até vulcânicas. "Como resultado, o café especial da Indonésia tem um sabor específico, não encontrado em outros lugares do mundo".

O comissário chefe da companhia estatal, PT Perkebunan Nusantara (PTPN) XII, Delima Azhari, disse que os produtores de café da Indonésia enfrentam muitos desafios. "Geralmente, a produção de cafés especiais nesta região ainda é muito baixa, de apenas 0,7 toneladas por hectare por ano. De fato, a produção de café pode aumentar para 1 tonelada por hectare".

Ele disse que a manutenção da qualidade do café é outro desafio. "Não podemos produzir café arábica Kintamani em outros locais da Indonésia. As condições geográficas afetam muito o sabor e a qualidade dos grãos de café".

O chefe de promoção do Ministério da Agricultura, Nyoman Widhi Adnyana, admitiu que 90% das plantações de café ainda são de pequena escala, a maioria manejada por produtores ou plantações comunitárias. "os produtores locais continuam desenvolvendo plantações de café de formas tradicionais, do cultivo à colheita e manejo na pós-colheita".

A Indonésia é agora o terceiro maior produtor de café do mundo depois do Brasil e Vietnã. A Indonésia produz 700.000 toneladas de café por ano; cerca de 400.000 toneladas são exportadas a vários países.

A reportagem é do Thejakartapost.com, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário