segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Servidores do Incaper participam da segunda etapa do Programa de Capacitação Continuada



29/10/2012 - 10h18min


Incaper
Servidores do Incaper conhecem experiências de desenvolvimento rural
Entre os dias 23 e 26 de outubro, ocorreu o segundo módulo do Programa de Capacitação Continuada dos Técnicos e Agentes de Desenvolvimento Rural do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). As atividades ocorreram de forma descentralizada nos municípios de Alegre, Venda Nova do Imigrante e Nova Venécia.



Palestrantes abordam conceito de desenvolvimento rural no Centro Serrano.


A temática abordada no módulo foi o desenvolvimento rural sustentável e o papel do agente de desenvolvimento rural, tanto no âmbito da pesquisa, como da assistência técnica e extensão rural. Temas como a história e práticas da extensão rural, bem como o perfil de um agente de desenvolvimento rural, como postura, facilitação, moderação, acesso a políticas públicas, também foram trabalhados. A agroecologia foi outro tema abordado na Capacitação.




Grupo de debate sobre desenvolvimento rural, em Nova Venécia.


Além das palestras e debates, os servidores do Instituto realizaram visitas a propriedades de agricultores a fim de conhecer experiências de desenvolvimento rural sustentável. Os participantes do módulo do Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Sul Caparaó realizaram a visita na comunidade Palmeiras, em Mimoso do Sul. Na ocasião, os 23 novos servidores do Instituto conheceram a experiência de mais de 20 anos de organização da associação comunitária.




Servidores da região Sul Caparaó conhecem experiência de organização comunitária em Mimoso do Sul.


Os 34 servidores do Extremo Norte e Centro Norte, que participaram da Capacitação Continuada em Nova Venécia, conheceram a dinâmica de propriedades agroecológicas no distrito de Nestor Gomes, em São Mateus. “A diversidade agrícola, a não utilização de agrotóxicos e adubos químicos e a participação de toda a família no processo de produção foram características observadas na localidade”, afirmou o integrante do Grupo de Multiplicadores do Incaper, Emanoel Chequetto.




Servidores do Centro Norte e Extremo Norte visitam propriedades agroecológicas em São Mateus


No Centro Serrano, os 21 servidores que participaram do segundo módulo visitaram o Sítio Huver, em Domingos Martins. Nessa propriedade, funciona a pousada e restaurante “Delícias da Tilápia”. “Caminhamos pela propriedade e conhecemos a adequação ambiental do local. É uma experiência de desenvolvimento rural sustentável”, afirmou a integrante do Grupo de Multiplicadores do Incaper, Vera Lúcia Martins Santos.




Servidores do Centro Serrano visitam restaurante e pousada “Delícias da Tilápia”.


Programa de Capacitação Continuada do Incaper

“A qualidade dos serviços de pesquisa agropecuária e extensão rural depende de cada servidor que trabalha para a promoção do desenvolvimento rural sustentável em benefício da sociedade capixaba. Por isso, essa capacitação é importante. Nossa grande meta é que essa equipe seja incentivada a promover atividades a fim de desenvolver o conhecimento para aperfeiçoar a agricultura capixaba”, apontou o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.

O Programa de Capacitação Continuada dos Técnicos e Agentes de Desenvolvimento Rural do Incaper, que tem como objetivo geral promover processos de formação dos servidores do Incaper que atuam na Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, será realizado em sete módulos e é coordenado pela Área de Operações de Ater, Área de Desenvolvimento de Pessoal e pelo Grupo de Multiplicadores do Incaper.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário