terça-feira, 30 de outubro de 2012

Museu Histórico de Londrina faz a poda dos pés de café do jardim



Quem passar em frente ao prédio do Museu Histórico Padre Carlos Weiss, no Centro de Londrina, vai observar uma mudança no cenário, com os pés de café "pelados". É que a direção do museu, juntamente com técnicos agrícolas do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) iniciaram um trabalho de recuperação dos pés de café que fazem parte da composição de acervos do órgão, no jardim do prédio histórico.

A diretora do Museu, professora doutora Regina Célia Alegro, e os técnicos agrícolas José Alves e Denílson Fantin, do Iapar, após avaliação da plantação, decidiram fazer o processo de "rejuvenescimento" dos pés de café sem fazer a recepa, que é um corte a 40 cm do chão.
Segundo os técnicos como o solo é raspado, foi necessário fazer uma calagem, isto é, adicionar calcário no solo. O calcário é composto por cálcio e magnésio, que ajuda a corrigir a acidez do solo e em seguida a adubação da terra, adicionando nitrogênio, fósforo e potássio.
Após esse procedimento foi realizada a decotação (corte da ponteira superior) e o esqueletamento (poda lateral). Duas linhas, ou ruas, como são conhecidas as fileiras de pés de café foram preservadas para que os visitantes e alunos das escolas que visitam diariamente o Museu possam ver parte da pequena lavoura.

Divulgação/Agência UEL de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário