terça-feira, 30 de outubro de 2012

FAO: experiência brasileira na Cooperação Sul-Sul é estratégica na luta contra a fome na América Latina e Caribe



Representante Regional da FAO se reuniu com representantes do governo brasileiro para reforçar a importância do apoio do Brasil na luta contra a fome.

Santiago do Chile, 29 de outubro de 2012 - Segundo o Representante Regional da FAO, Raúl Benitez, o Brasil tem realizado grandes progressos na luta contra a fome e a desnutrição e, por isso, deve compartilhar seu conhecimento e experiência em programas como o Fome Zero e o de Alimentação Escolar, com outros países da América e do Caribe, por meio da Cooperação Sul-Sul.

Raúl Benitez assinou diversos convênios esta semana com os ministérios brasileiros que apóiam projetos na Região por meio do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO.

Atualmente, os projetos integram a Cooperação totalizando recursos na ordem de 23 milhões de dólares nas áreas de fortalecimento da sociedade civilfortalecimento de programas de alimentação escolar;cooperação humanitáriaaquicultura das Américaspolíticas agroambientaissegurança alimentar; efortalecimento do setor algodoeiro na agricultura familiar.

“O grande sentido desta Cooperação é compartilhar êxitos e melhores práticas e apoiar o desenvolvimento dos países da América Latina e Caribe. E estamos aqui reunidos com representantes do Governo do Brasil para reafirmar a importância desta parceria entre FAO e Brasil”, afirmou Raúl Benítez, Representante Regional da FAO.

Durante agenda com os ministérios, o Representante Regional da FAO destacou os avanços obtidos pelo Brasil nos últimos anos na redução da desnutrição passando de 23 milhões de pessoas desnutridas (1990/92) para 13 milhões (2010/2012). Somente nos últimos três anos foi uma  diminuição de 2 milhões de pessoas, caindo de 15 milhões para 13 milhões de desnutridos.

 “O caso do Brasil demonstra que se uma sociedade se propõe a erradicar a fome e, para isso, converte a segurança alimentar e nutricional em uma política de Estado, podem ser realizados enormes avanços a curto prazo”, explicou Raúl Benítez.

Estudo publicado nas últimas semana intitulado O Estado da Segurança Alimentar no Mundo/SOFI 2012identificou que Brasil e Peru foram os países latino-americanos com maiores reduções de subnutridos no período entre 2007/09 – 2010/12. No caso do Brasil, a proporção de subnutridos caiu de 14,9% para 6,9%, de 1990/92 – 2010/12, cumprindo assim o Primeiro Objetivo de Desenvolvimento do Milênio.

Na última semana, Raúl Benítez fez sua primeira visita oficial ao Brasil como Representante Regional da FAO para América Latina e Caribe para uma série de agendas com os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); Desenvolvimento Agrário (MDA), Pesca e Aquicultura (MPA); Relações Exteriores(MRE); Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE); e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). 



Contatos:
Cooperação Brasil - FAO: Palova Souza Palova.souza@fao.org
(56-2) 923 2155
comunicado_Benitez_Brasil_PORT.doccomunicado_Benitez_Brasil_PORT.doc
274K   Visualizar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário