segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Cacau capixaba em destaque no Salão do Chocolate de Paris



29/10/2012 - 09h50min


Assessoria de Comunicação Seag

O Cacau produzido no Espírito Santo, em especial no município de Linhares, será um dos destaques do Salão do Chocolate de Paris. Nesta segunda-feira (29) uma comitiva embarca para França para apresentar as qualidades e as características superiores do produto capixaba. A feira acontece entre os dias 31 de outubro e 04 de novembro, no Paris Expo, e reúne as principais instituições ligadas à cacauicultura e a produção de chocolates do mundo.

“O Espírito Santo é um dos principais produtores de cacau do Brasil e esse produto capixaba que será apresentado na França obedece a altas normas de produção, por isso recebeu a certificação internacional do Instituto Nacional de Propriedade Industrial. A presença na feira amplia a participação do cacau capixaba no mercado internacional e, consequentemente, gera mais oportunidades e renda aos agricultores”, destaca o secretário da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Estado do Espírito Santo, Enio Bergoli.

Esta será a primeira presença do cacau de Linhares, num encontro de capacitações e negócios, após a homologação do INPI conferindo ao cacau produzido no município o Registro de Indicação Geográfica.

A delegação capixaba é formada pelo presidente da Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), Maurício Antonio Buffon, pelo secretário Enio Bergoli, pelo produtor Emir de Macedo Gomes Filho, pelo secretário de agricultura de Linhares e presidente do Sindicato Rural, Antonio Roberte Bourguignon; pelo técnico da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Paulo Siqueira e pelo representante da Federação da Agricultura do Espírito Santo, José Manoel Monteiro de Castro.

Após receber o prêmio de excelência da etapa nacional do Internacional Cacao Awards 2012, sendo selecionado entre as quatro melhores amostras de cacau do Brasil, o produtor de Linhares, Emir de Macedo Gomes Filho, se credenciou para participar da etapa internacional do concurso em Paris. “Nossa região produz um dos melhores cacaus do mundo devido ao manejo adotado nas lavouras e as condições climáticas favoráveis. Vamos apresentar esse nosso potencial na França”, destaca Emir.

Além das amostras de cacau do Estado, a delegação vai apresentar no evento um vídeo institucional sobre a cultura do cacau capixaba. “O filme destaca a qualidade do fruto produzido em nossa terra, rica em recursos naturais e na capacidade empreendedora dos produtores. Vamos destacar também a Indicação Geográfica conquistada pelo Cacau de Linhares, primeiro certificado concedido para a cultura do cacau no Brasil e para um produto agropecuário no Espírito Santo”, ressalta Maurício Antonio Buffon, presidente da Acal.

Cacau Sustentável

O Governo do Espírito Santo, por intermédio da Seag, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), e as instituições com atuação na cacauicultura lançarão em novembro o Programa Estadual de Renovação da Lavoura Cacaueira – Cacau Sustentável que será voltado à reformulação dos plantios em novas bases tecnológicas que garantam produtividade e preservação dos recursos naturais.

Os produtores que aderirem ao programa terão acesso a pagamento por serviços ambientais, recebimento de mudas resistentes a pragas e doenças, crédito financeiro com condições diferenciadas, assistência técnica direcionada e outros incentivos.

Com o programa, a meta é atingir a produção de 14 mil toneladas por ano, em 2015.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior
(27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
Mike Figueiredo
(27) 3636-3651 / 9704-2843
mike@seag.es.gov.br
twitter.com/SeagES
facebook.com/SeagES

Nenhum comentário:

Postar um comentário