sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Programas de leite escolar direcionam crescimento da indústria de lácteos em países em desenvolvimento


postado há 1 dia atrás

A introdução de programas de leite escolar em nações em desenvolvimento está direcionando o crescimento da indústria de lácteos, processamento e embalagem, disse a gigante do setor de embalagens, Tetra Pak.

De acordo com a companhia suíça, os programas de leite escolar encorajam investimentos e expansão nas capacidades de produção leiteira e direcionam o crescimento econômico em comunidades subdesenvolvidas garantindo a demanda por leite.

Através de seu Escritório Alimento para Desenvolvimento (Food for Development Office - FfDO), a Tetra Pak trabalha de perto com os governantes, as agências de desenvolvimento, as Organizações Não Governamentais (ONGs), os processadores locais de lácteos e os produtores para dar suporte aos programas de leite escolar e desenvolvimento da indústria.

Até agora, a empresa trabalhou com autoridades em uma série de mercados emergentes, como China, Quênia, Turquia e Índia. A introdução desses programas levaram ao aumento da participação nessas escolas beneficiadas.

A porta-voz da Tetra Pak, Linda Bernier, disse que os Governos nessas nações em desenvolvimento estão começando a ver benefícios da introdução de programas de leite escolar - nutricional, educacional e economicamente. "Mais governos com quem falamos estão reconhecendo os benefícios desses programas de leite escolar. Estamos descobrindo agora que o patrocínio para esses programas de leite escolar está vindo do Ministério da Agricultura desses países, bem como do Ministério da Educação. Ambos estão vendo os benefícios reais desses programas".

Um programa de leite escolar patrocinado pelo Governo da China - realizado com a ajuda da Tetra Pak - ajudou a impulsionar a capacidade doméstica de lácteos no país. Através das eficiências obtidas, a produção de produtos lácteos fluidos aumentou em quase 50% entre 2005 e 2009, para mais de 16 bilhões de toneladas.

A Tetra Pak também ajudou na criação de vários programas de leite escolar em 2012, incluindo o esquema nacional na Turquia, alcançando mais de 7 milhões de crianças.
Programas de leite escolar também foram lançados na Índia, na Ucrânia e no Uzbequistão. "Esses programas de leite escolar têm um efeito na demanda por produtos lácteos, porque esse é um hábito saudável que frequentemente continua".

A demanda por leite e outros produtos lácteos fluidos deverá aumentar globalmente, em cerca de 30%, entre 2010 e 2020.

De acordo com a empresa, 6,7 bilhões de embalagens de leite e bebidas nutricionais são distribuídas para 51 milhões de crianças nas escolas e mais de 50 países como resultado do trabalho feito pela FfDO.

"Estamos fazendo isso há cerca de 50 anos. Estamos obtendo o envolvimento de ONGs e falando às comunidades locais. Então, em termos de desenvolvimento da indústria de lácteos, estamos trabalhando para unir os agricultores, produtores e processadores", disse Bernier.

A reportagem é do Dairy Reporter, traduzido e adaptado pela Equipe MilkPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário