sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Massa de ar polar sobre o Estado favorece a formação de geada em Paraju



Foto: Marcelo Grucke

Mais uma madrugada fria no Espírito Santo foi registrada ontem na região Serrana do Estado. Apesar dos termômetros meteorológicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) por volta dos 8 °C, a sensação térmica chegou aos 3 ºC negativos, no município de Santa Teresa, por causa do vento moderado que vem soprando em todo o Estado nos últimos dias.

Já no distrito de Paraju, em Domingos Martins, foi registrada geada em alguns pontos. A mínima, registrada pela estação do Instituto, foi de 8,6 ºC, com sensação de 3 ºC, também por causa do vento, que estava mais fraco se comparado ao observado na região de Santa Teresa. Em Vitória, a temperatura mínima registrada foi de 16,8 ºC, com a sensação térmica de 11 ºC.

“Esse fenômeno aconteceu em decorrência da entrada do ar de origem polar, que chegou aqui depois da passagem de uma frente fria bem organizada pelas regiões capixabas, na última quarta-feira (26). A massa de ar muito frio derrubou as temperaturas mínimas já na madrugada da quinta-feira (27). A ausência de nuvens na madrugada da sexta-feira (28) contribuiu para uma queda ainda mais acentuada da temperatura em alguns pontos das montanhas capixabas. O orvalho que se formou com a umidade deixada pela chuva então congelou, dando origem ao fenômeno da geada, que normalmente acontece nestas condições meteorológicas de temperaturas próximas a 0 °C, cobrindo de branco a paisagem de Paraju. E o dia seguiu frio na região: a temperatura máxima não alcançou nem 18 °C, mesmo com sol”, explicou o meteorologista do Incaper, Bruce Pontes.

Previsão

No sábado (29), a instabilidade marítima espalha muitas nuvens pela faixa leste do Estado, provocando chuva fraca e passageira ao longo do dia, intercalada com momentos de sol. A região do Caparaó e o oeste da Região Serrana têm sol entre muitas nuvens, mas sem possibilidades de chuva. Nas demais áreas capixabas, o sol também aparece em meio a muita nebulosidade e as chuvas caem de forma isolada. As temperaturas variam entre 8°C e 18°C na Região Serrana e vão de 11°C a 28°C nas demais regiões.

Já o domingo (30) será de sol e muita variação de nuvens em todo o Espírito Santo, mas não há expectativa de chuva, apesar da maior formação de nuvens na faixa litorânea no período da manhã. O vento enfraquece em todo o litoral. As temperaturas variam entre 9°C e 18°C na Região Serrana e entre 13°C e 28°C nas demais regiões.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Eduardo Brinco
comunicação@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário