quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Incaper e Seag participam da entrega prêmios do concurso conilon de excelência em São Gabriel da Palha




Assessoria de Comunicação Seag
Todos os vinte finalistas do concurso foram premiados
Os vencedores do IX Concurso Conilon de Excelência Cooabriel foram anunciados nesta quarta-feira (26), em São Gabriel da Palha. Ao todo, foram 20 cooperados finalistas que tiveram os lotes de café provados no teste da xícara e receberam prêmios de acordo com a colocação de cada um. Este ano, os primeiros colocados foram três irmãos que produzem no município de São Domingos do Norte. O padrão de qualidade das amostras foi equilibrado e a diferença das notas entre o primeiro e o vigésimo colocado foi menos de oito pontos.

Os três primeiros colocados foram, nessa ordem, os irmãos Lucas Henrique Caser Venturim, Francisco Giovanni Caser Venturim e Isaac Bento Caser Venturim. Eles concorreram com amostras de café conilon cereja descascado secado a fogo indireto, que produzem há apenas um ano.

O concurso é realizado pela Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel) para implantar a cultura da qualidade, incentivar e premiar os produtores que demonstram os cuidados durante a fase de preparo do café e identificar os sócios potenciais produtores de qualidade na área de ação da cooperativa. Ao todo, 94 produtores se inscreveram para a competição.

Estiveram presentes o secretário da Agricultura, Enio Bergoli, o presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo, o presidente da Cooabriel, Antonio Joaquim de Souza Neto, o prefeito em exercício de São Gabriel da Palha Antônio Denadai, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Marcio Lopes de Freitas, do presidente da OCB no Espírito Santo, Esthério Colnago, do diretor-presidente da Cooperativa Veneza, José Carnieli, do superintendente do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (CETCAF), Frederico Daher, do presidente do CETCAF Dario Martinelli, do presidente do Sicoob Norte, Bento Venturim, entre outras autoridades.

Na ocasião, o secretário da Agricultura, Enio Bergoli, recebeu o Troféu Iluminação da Cooabriel pelo trabalho que realiza para o desenvolvimento da cafeicultura capixaba. Bergoli destacou os investimentos em qualidade como o caminho a ser seguido pela cafeicultura. “Quando produzimos pensando na qualidade agregamos valor à cadeia produtiva. Este é um momento para discutirmos a importância desses investimentos para aumentar o reconhecimento e consumo do café conilon. Estimativas apontam que o conilon representa hoje 45% do consumo total de café no Brasil, sendo que era apenas 20% há 20 anos”, pontuou.

“Parabenizo todos os competidores e participantes que tiveram todo o cuidado e trabalho para produzir café de qualidade. Não é fácil produzir com qualidade, mas queremos mostrar que vale a pena. Para o próximo concurso, em 2013, quando a Cooabriel completará 50 anos, vamos apresentar mudanças na competição que vai contar com duas categorias, sendo o conilon natural e o cereja descascado”, anunciou o presidente da Cooabriel, Antônio Joaquim de Souza Neto.

“Esse é um concurso que aponta os cafeicultores que estão apostando em um caminho sem volta, que é a qualidade do café conilon. Produto que cada vez mais avança no mercado e, por consequência, no consumo mundial. O Incaper parabeniza aos cooperados da Cooabriel e em especial aos vencedores que ajudam no crescimento da economia capixaba”, afirmou Evair Vieira de Melo.

Fé no conilon

Além dos três irmãos, outro membro da família Venturim ficou entre os vinte premiados. Bento Venturim, pai dos vencedores, ficou na nona colocação. Segundo Lucas, o pai é o grande incentivador no investimento em qualidade do conilon.

“Meu pai nunca aceitou que o conilon fosse usado somente para mistura para baratear o custo do café e buscou conhecer os tratamentos que poderia fazer para melhorar o produto. Investimos em tecnologia e estamos há apenas um ano descascando o conilon, mas já utilizamos sistema de irrigação, plantio em linhas de variedades clonais e outros conhecimentos para melhorar a produção”, contou o primeiro colocado, que ficou com 88,82 pontos no total.

“Buscamos conhecimento em propriedades onde já se produzia café de qualidade, como em Brejetuba, e depois fizemos o projeto para as nossas lavouras. Foi com muito trabalho que conseguimos chegar à produção de 80 sacas por hectare e sabemos que nosso parque cafeeiro pode chegar a produzir 150 sacas por hectare”, revelou Isaac Venturim, terceiro colocado.

A competição contou com cinco degustadores que analisaram as qualidades de fragrância, sabor, retrogosto, acidez, doçura, sensação, uniformidade, equilíbrio, limpeza e conjunto.

Incaper é homenageado pela Cooabriel

O Incaper foi homenageado durante o IX Concurso Conilon de Excelência, realizado na última quarta-feira (26) em São Gabriel da Palha.

Surpreso, o coordenador do programa estadual de cafeicultura e pesquisador do Incaper, Romário Gava Ferrão, recebeu o troféu das mãos do diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, e do presidente da Cooabriel, Antonio Joaquim de Souza Neto.

O pesquisador compartilhou a homenagem com todos os membros da equipe do Incaper. “É o reconhecimento de um trabalho de equipe, construído por muitas mãos e com muito comprometimento. Estamos felizes. É um trabalho que começou há 20 anos, cujo resultado vem sendo muito bem utilizado pelos produtores rurais. Ser reconhecido no maior evento de qualidade de conilon é uma honra. Dá mais vontade, mais disposição para continuar com este trabalho”, orgulhou-se Romário.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
comunicação@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
www.incaper.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior
(27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
Mike Figueiredo
(27) 3636-3651 / 9704-2843
mike@seag.es.gov.br
twitter.com/SeagES
facebook.com/SeagES

Nenhum comentário:

Postar um comentário