quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Eleições: panorama completo das capitais


  26 DE SETEMBRO DE 2012

Rio: Freixo no segundo turno?
Qual o estado atual das disputas. Que prognóstico é possível fazer, a dez dias das urnas?
Por Elton Flaubert, no Razão Crítica
Centro-Oeste
Campo Grande
Atual Prefeito: Nelson Trad Filho (PMDB)
Avaliação (Ibope): 68% aprovam, 7% desaprovam
Ranking: 1º
Candidato do prefeito: Édson Giroto (PMDB)
Última pesquisa (Ibope): Giroto (PMDB) 38% x Alcides Bernal (PP) 30% x Azambuja (PSDB) 11% x Loubet (PT) 6%.
Nos últimos dias, Campo Grande recebeu a visita do vice-presidente, Michel Temer. O pemedebista disse ser possível apoio do PT no segundo turno. É bom lembrar que o PMDB sul-mato-grossense e o PT local não se bicam. Em 2010, André Puccinelli (PMDB) disputou o governo contra Zeca do PT. Giroto já deveria estar com um percentual maior, considerando que: conta com o apoio de 16 partidos, tem o prefeito mais bem avaliado do país, e é o candidato do governador. Alcides Bernal vem se mantendo na faixa dos 30%, mas sofre um duro baque esta semana: http://www.correiodoestado.com.br/noticias/candidato-alcides-bernal-e-acusado-de-lavagem-de-dinheiro_160464/. O tucano Reinaldo Azambuja vem crescendo nas pesquisas e pode gerar o segundo turno. O PT encontra-se rachado (como de costume) e transformou-se na quarta força da cidade.
Aposta: Vitória de Édson Giroto no primeiro turno. Caso haja segundo, será contra Alcides Bernal.
Cuiabá
Atual Prefeito: Chico Galindo (PTB)
Avaliação (Ibope): 9% aprovam, 63% desaprovam
Ranking: 23º
Candidato do prefeito: Oficialmente não apoia ninguém, mas seu grupo apoia Mauro Mendes (PSB)
Última pesquisa (Ibope): Mauro Mendes (PSB) 38% x Lúdio Cabral (PT) 29% x Guilherme Maluf (PSDB) 6%.
O atual governador, Silval Barbosa (PMDB), apoia o petista Lúdio Cabral, que vem subindo como foguete nas pesquisas. Na última pesquisa ibope, o petista subiu quinze pontos, e Mauro Mendes, caiu nove pontos. As pesquisas são extremamente favoráveis ao petista, que, a partir do momento que se torna mais conhecido, cresce rapidamente. O candidato do PT tem sido alvo de ataques do tucano e de Mendes a cerca da questão do aborto. No entanto, o petista nega ser favorável a sua legalização. O grupo político de Blairo Maggi e Pedro Taques apoiam Mauro Mendes. Este pleito antecipa 2014, com Blairo disputando o governo contra algum candidato do PMDB. Pedro Taques também pode se lançar na disputa.
Aposta: É provável que haja segundo turno entre Lúdio Cabral e Mauro Mendes, com o petista virando na frente. Mas não descartaria vitória de Lúdio ainda no primeiro turno.
Goiânia
Atual Prefeito: Paulo Garcia (PT)
Avaliação (Ibope): 41% aprovam, 14% desaprovam
Ranking: 9º
Candidato do prefeito: Tenta reeleição
Última pesquisa (Ibope): Paulo Garcia (PT) 41% x Jovair Arantes (PTB) 11% x Elias Júnior (PMN) 9%.
Depois do caso Cachoeira, as chances da oposição ganhar em Goiânia evaporaram. A capital nunca foi o ponto forte de Perillo. Muito menos, agora será.
Aposta: Paulo Garcia vence no primeiro turno.
Região Nordeste
Aracaju
Atual Prefeito: Edvaldo Nogueira (PCdoB)
Avaliação (Ibope): 22% aprovam, 39% desaprovam
Ranking: 19º
Candidato do prefeito: Valadares Filho (PSB)
Última pesquisa (Ibope): João Alves (DEM) 51% x Valadares Filho (PSB) 20% x Vera Lúcia (PSTU) 7%.
O ex-governador João Alves conseguiu reunir em torno de si partidos de ligação menos vital com o Lulismo, como PP, PTB e PR. Apesar de ter caído três pontos na última pesquisa, e do seu adversário ter crescido sete pontos, é improvável que uma virada aconteça. O candidato do PSB tropeça no desgaste do seu grupo político que está no poder há anos e na má avaliação da atual gestão.
Aposta: João Alves vence no primeiro turno.
Fortaleza
Atual Prefeita: Luizianne Lins (PT)
Avaliação (Ibope): 26% aprovam, 34% desaprovam
Ranking: 17º
Candidato da prefeita: Elmano de Freitas (PT)
 Última pesquisa (Ibope): Moroni (DEM) 23% x Elmano de Freitas (PT) 19% x Roberto Cláudio (PSB) 18% x Heitor Ferrer (PDT) 13% x Inácio Arruda (PCdoB) 6%.
Moroni vem caindo consistentemente nas pesquisas, enquanto Elmano e Roberto, crescendo. O primeiro é candidato da prefeita, o segundo é candidato do governador, Cid Gomes. Eles também foram os que conseguiram reunir maior número de partidos em torno de si. Um dado interessante é que a gestão da atual prefeita vem melhorando sua avaliação durante a campanha, o que dá mais chances ao petista de enfrentar o candidato do governador.
Aposta: Segundo turno entre Elmano de Freitas e Roberto Cláudio, com o petista virando na frente.
João Pessoa
Atual Prefeito: Luciano Agra (sem partido, mas irá se filiar ao PT)
Avaliação (Ibope): 52% aprovam, 11% desaprovam
Ranking: 4º
Candidato do prefeito: Luciano Cartaxo (PT)
Última pesquisa (Ibope): Cartaxo (PT) 29% x Cícero Lucena (PSDB) 20% x José Maranhão (PMDB) 18% x Estelizabel Bezerra (PSB) 14%.
Cícero Lucena e José Maranhão despencam nas pesquisas, e dificilmente conseguirão segurar este patamar e disputar uma vaga no segundo turno. Enquanto isto, o candidato do prefeito, o petista Luciano Cartaxo, subiu quinze pontos, e agora lidera as intenções de voto. A candidata do governador Ricardo Coutinho, Estelizabel Bezerra, avançou seis pontos, e já encosta na disputa pela segunda vaga. O petista é favorito, principalmente por ser o candidato do prefeito mais bem avaliado do Nordeste.
Aposta: Segundo turno entre Cartaxo e Estelizabel, com vitória do petista no segundo turno.
Maceió
Atual Prefeito: Cícero Almeida (PSD)
Avaliação (Ibope): 45% aprovam, 17% desaprovam
Ranking: 8º
Candidato do prefeito: Ronaldo Lessa (PDT)
Última pesquisa (Ibope): Rui Palmeira (PSDB) 48% x Ronaldo Lessa (PDT) 23% x Jefferson Morais (DEM) 7%.
Faltando duas semanas para eleição ainda não se sabe se Ronaldo Lessa é ou não candidato. O pedetista tem problemas com o “ficha limpa”, por supostamente ter desviado R$ 50 milhões de reais de um fundo contra pobreza. A incerteza de registro vem sendo avassaladora na campanha de Lessa. Nesta terça-feira deve-se chegar a uma sentença. Provavelmente, Lessa deixará a disputa. Se restasse mais tempo, a boa avaliação do prefeito Cícero Almeida poderia alavancar o novo candidato, mas como faltam apenas duas semanas, é bastante improvável que isto aconteça.
Aposta: Vitória no primeiro turno de Rui Palmeira.
Natal
Atual Prefeita: Micarla (PV)
Avaliação (Ibope): 1% aprova, 92% desaprovam
Ranking: 26º
Candidato da prefeita: não tem
Última pesquisa (Ibope): Carlos Eduardo Alves (PDT) 44% x Hermano Morais (PMDB) 21% x Fernando Mineiro (PT) 9% x Rogério Marinho (PSDB) 7%
A prefeita Micarla tem a gestão mais mal avaliada da história do país, desde que o Ibope começou a fazer este tipo de pesquisa. Por causa desta rejeição, ela optou por não disputar a reeleição. Todos os candidatos negam o seu apoio. Embora alguns partidários estejam alimentando a campanha de Hermano Morais. A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) apoia o tucano Rogério Marinho, que ainda não decolou nas pesquisas. Carlos Eduardo Alves lidera com tranquilidade. A questão é saber se a eleição terminará no dia 7 de Outubro. Hermano, Mineiro e Rogério cresceram nas últimas pesquisas, o que pode forçar mais um turno. Neste caso, as possibilidades são grandes de Hermano passar para segunda fase da campanha.
Aposta: Vitória de Carlos Eduardo Alves no primeiro turno.
Recife
Atual Prefeito: João da Costa (PT)
Avaliação (Ibope): 22% aprovam, 44% desaprovam
Ranking: 20º
Candidato do prefeito: em tese, Humberto Costa (PT). Na prática, nenhum.
Última pesquisa (Ibope): Geraldo Júlio (PSB) 34% x Humberto Costa (PT) 23% x Daniel Coelho (PSDB) 19% x Mendonça Filho (DEM) 8%
Depois das confusões internas do PT, a manutenção da prefeitura pelo partido ficou inviável. Humberto faz uma campanha com poucos recursos e apoios. O prefeito faz questão de deixar claro que não apoia ninguém. Em síntese, Humberto não usufrui do fato do partido ter o poder na mão e poder arrecadar mais, mas sofre com a rejeição a atual administração. O candidato do governador, Geraldo Júlio, ascendeu rapidamente, mas parece estar perto do seu teto. O tucano Daniel Coelho vem crescendo consideravelmente, e irá ultrapassar o petista Humberto Costa. O crescimento de Daniel está fazendo Geraldo Júlio alcançar o seu teto. Por isto, é bastante provável que tenhamos um segundo turno entre o socialista e o tucano, o que deverá aproximar novamente os petistas da frente popular de Eduardo Campos.
Aposta: Segundo turno entre Geraldo Júlio e Daniel Coelho, com o socialista partindo na frente.
Salvador
Atual Prefeito: João Henrique Carneiro (PP)
Avaliação (Ibope): 4% aprovam, 72% desaprovam
Ranking: 25º
Candidato do prefeito: não tem
Última pesquisa (Ibope): ACM Neto (DEM) 39% x Nélson Pelegrino (PT) 27% x Mário Kertész (PMDB) 6%
A diferença entre o neto de ACM e o petista, que já foi de 24 pontos, caiu para 12 na segunda semana de Setembro. Pelegrino aposta na força de Lula e Dilma, e num verdadeiro exército de candidatos a vereança de 14 partidos. ACM Neto aposta no legado do seu avô. Para ele, falta um líder como se tinha antigamente. O pitoresco quadro “Me Defenda, Neto” representa bem o espírito de sua campanha. Enquanto isto, o petista vem crescendo consistentemente, mas ainda esbarra no desgaste da figura política do governador Jacques Wagner depois das greves. É provável que haja segundo turno, mesmo com o terceiro candidato puxando poucos votos. Se não houver, será por pouco.
Aposta: Em eleições deste tipo, costuma levar quem vem crescendo. Por isto, aposto em Nélson Pelegrino, no primeiro ou segundo turno.
São Luís
Atual Prefeito: João Castelo (PSDB)
Avaliação (Ibope): 29% aprovam, 31% desaprovam
Ranking: 13º
Candidato do prefeito: Tenta reeleição
Última pesquisa (Ibope): João Castelo (PSDB) 29% x Edivaldo Holanda Júnior (PTC) 26% x Washington (PT) 12% x Tadeu Palácio (PP) 4%.
A sucessão em São Luís é uma das mais interessantes do país. O atual prefeito, João Castelo, tenta a reeleição, e tem um governado avaliado como mediano. A governadora Roseana Sarney apoia o candidato do PT, Joaquim Washington. E o principal grupo de oposição do Maranhão, liderado pelo ex-deputado Flávio Dino, apoia o candidato do PTC, Edivaldo Holanda Júnior. De acordo com a última pesquisa do Ibope, Castelo caiu quatro pontos, Edivaldo subiu oito, e Washington, cresceu sete. Em breve, o candidato do PTC deve aparecer na liderança. Apesar do crescimento do petista, é improvável que ele consiga tirar o atual prefeito do segundo turno.
Aposta: Segundo turno entre Castelo e Edivaldo Holanda Jr.
Teresina
Atual Prefeito: Elmano Ferrer (PTB)
Avaliação (Ibope): 42% aprovam, 18% desaprovam
Ranking: 10º
Candidato do prefeito: Tenta reeleição
Última pesquisa (Ibope): Firmino Filho (PSDB) 32% x Elmano Ferrer (PTB) 27% x Wellington Dias (PT) 14% x Beto de Araujo (PSB) 9%.
O ex-governador e senador, Wellington Dias, encontra-se muito mal nas pesquisas de intenções de voto. Contribui para isto o racha interno e o fato do PT não ter conseguido fazer aliança com ninguém. O candidato do governador Wilson Martins, Beto de Araújo, vai igualmente mal e caiu dois pontos. O atual prefeito tem uma gestão bem avaliada, mas não lidera por perder alguns votos para o petista. No segundo turno, deverá contar com o apoio do petista e do governador, o que certamente lhe ajudará a derrotar o tucano.
Aposta: Vitória de Elmano Ferrer no segundo turno contra Firmino.
ps: Ontem, por falta de tempo, não pude realizar a postagem diária sobre as eleições municipais
Região Norte
Belém
Atual Prefeito: Duciomar Costa (PTB)
Avaliação (Ibope): 23% aprovam, 36% desaprovam
Ranking: 18º
Candidato do prefeito: Anivaldo Vale (PR)
Última pesquisa (Ibope): Edmilson Rodrigues (PSOL) 38% x Zenaldo Coutinho (PSDB) 20% x Priante (PMDB) 16% x Jeferson Lima (PP) 8% x Anivaldo Vale (PR) 5%.
O ex-prefeito Edmilson Rodrigues caiu nove pontos nas três últimas semanas, tornando uma eleição que parecia razoavelmente bem encaminhada para o primeiro ou segundo turno, em disputadíssima. O candidato do governador, Zenaldo, cresceu oito pontos, e será o grande adversário de Edmilson. O candidato do prefeito não empolga, ficando abaixo de dois dígitos. O segundo turno é cada vez mais provável. Neste caso, como se comportará a campanha do PSOL? Irá buscar apoio das outras forças políticas, como do PT e do PMDB? Ou irá assumir uma postura arrogante e desprezar os que têm voto? A chave do segundo turno certamente passa por isto. O governador irá jogar duro para eleger seu candidato.
Aposta: Segundo turno disputadíssimo e imprevisível entre Edmilson Rodrigues e Zenaldo Coutinho.
Boa Vista
Atual Prefeito: Iradilson Sampaio (PSB)
Avaliação (Ibope): 9% aprovam, 74% desaprovam
Ranking: 24º
Candidato do prefeito: Mecio de Jesus (PRB)
Última pesquisa (Ibope): Teresa Surita (PMDB) 55% x Mecio de Jesus (PRB) 15% x Telmário Mota (PDT) 7%.
A má avaliação do governo de Iradilson tem comprometido o crescimento do seu candidato, Mecio de Jesus. Enquanto isto, a candidata do governador Anchieta Júnior (PSDB), Teresa Surita (ex-mulher de Romero Jucá), encontra-se disparada na ponta das pesquisas. Na última semana uma polêmica acirrou os ânimos. O vice de Teresa, Marcelo Moreira (PSDB), é procurado pela justiça do Estado do Pará, a cerca de empréstimos contraídos e não quitados em instituições bancárias.
Aposta: Vitória de Teresa Surita no primeiro turno.
Macapá
Atual Prefeito: Roberto Goes (PDT)
Avaliação (Ibope): 31% aprovam, 35% desaprovam
Ranking: 15º
Candidato do prefeito: Tenta reeleição
Última pesquisa (Ibope): Roberto Goes (PDT) 33% x Clécio Vilhena (PSOL) 23% x Cristina Almeida (PSB) 13% x Davi Alcolumbre (DEM) 12% x Evandro Milhomen (PCdoB) 2%.
A disputa pela prefeitura de Macapá é sem dúvida uma das mais interessantes do país. O atual prefeito Roberto Goes foi preso em 2010 pela Operação Mãos Limpas da Polícia Federal. Mesmo assim, mantém certa força política. Ele é apoiado pelo Senador José Sarney. Cristina Almeida é a candidata do governador Camilo Capiberibe. E Clécio, o candidato do senador Randolfe Rodrigues. Ao contrário do que poderia se pensar, a candidata do governador não decolou rumo ao segundo turno. Pelo contrário, num mês caiu quatro pontos e viu sua rejeição chegar aos 49% (maior do que a do Serra). O prefeito também possui uma rejeição alta, com 33%. Ao contrário dos dois, o terceiro candidato competitivo, Clécio Vilhena, é o menos rejeitado, com 9%. Todo este cenário nos mostra que o psolista tem espaço para crescer, e esta foi a tendência apresentada pelo último Ibope, onde ele cresceu dez pontos.
Aposta: Segundo turno entre Roberto Goes e Clécio, com vitória do psolista.
Manaus
Atual Prefeito: Amazonino Mendes (PTB)
Avaliação (Ibope): 28% aprovam, 34% desaprovam
Ranking: 16º
Candidato do prefeito: não tem.
Última pesquisa (Ibope): Arthur Neto (PSDB) 29% x Vanessa Grazziotin (PCdoB) 29% x Henrique Oliveira (PR) 11% x Sabino Castelo Branco (PTB) 9% x Serafim Corrêa (PSB) 9%.
A disputa pela prefeitura de Manaus é quase que um repeteco da eleição do Senado em 2010, onde a comunista Vanessa Grazziotin disputou voto a voto a segunda vaga com o tucano Arthur Neto (ex-Virgílio). A campanha está acirrada, e Vanessa acusa envolvimento do adversário numa agressão que sofreu. No dia 22 de Setembro, o coordenador de campanha do tucano foi morto a tiros e ainda não se sabe a motivação. Seja como for, a última pesquisa Ibope mostrou Arthur estagnado e Vanessa crescendo (avançou dez pontos). Quem também cresceu foi o candidato do Senador Alfredo Nascimento, Henrique Oliveira. Serafim Correa que recebeu apoio de Marina Silva caiu dois pontos. O governador Omar Aziz (PSD) apoia a comunista.
Aposta: Vitória de Vanessa Grazziotin no segundo turno contra Arthur Neto.
Palmas
Atual Prefeito: Raul Filho (PT)
Avaliação (Ibope): 19% aprovam, 49% desaprovam
Ranking: 22º
Candidato do prefeito: Luana Ribeiro (PR)
Última pesquisa (Ibope): Carlos Amastha (PP) 47% x Marcelo Lelis (PV) 30% x Luana Ribeiro (PR) 7%.
O candidato do governador Siqueira Campos (PSDB) e da Senadora Kátia Abreu (PSD), Marcelo Lelis do PV, vem caindo nas pesquisas, e perdeu o primeiro lugar. Carlos Amastha do PP, que conta com o apoio do PPS e do PCdoB, cresce consistentemente, e deve liquidar a eleição ainda no primeiro turno. Luana Ribeiro sofre com a gestão má avaliada do prefeito Raul Filho.
Aposta: Carlos Amastha vence no primeiro turno.
Porto Velho
Atual Prefeito: Roberto Sobrinho (PT)
Avaliação (Ibope): 47% aprovam, 17% desaprovam
Ranking: 7º
Candidato do prefeito: Fátima Cleide (PT)
Última pesquisa (Ibope): Lindomar Garçom (PV) 27% x Mauro Nazif (PSB) 22% x Mariana Carvalho (PSDB) 11% x Fátima Cleide (PT) 10% x Mário Coimbra (PPS) 7%.
Como a última pesquisa Ibope é de Agosto fica difícil ter um melhor parâmetro de como evoluiu cada candidato. Os partidos se dividiram bastante, e nenhum candidato reuniu em torno de si uma penca deles. O prefeito Roberto Sobrinho queria lançar o vereador Cláudio Carvalho para sua sucessão, mas perdeu as prévias internas no partido para ex-senadora Fátima Cleide, por apenas 30 votos. No entanto, Sobrinho, que tem uma gestão bem avaliada, não parece fazer corpo mole. O instituto Fonte Real (o qual desconheço metodologia e confiabilidade) apresentou uma pesquisa no meio de setembro com os seguintes números: Lindomar 25,7; Mariana 18,1; Fátima Cleide 16%; Mario Coimbra 16%; Nazif 12,9%.
Aposta: Segundo turno entre Mariana Carvalho e Fátima Cleide.
Rio Branco
Atual Prefeito: Raimundo Angelim (PT)
Avaliação (Ibope): 67% aprovam, 6% desaprovam
Ranking: 2º
Candidato do prefeito: Marcus Alexandre (PT)
Última pesquisa (Ibope): Marcus Alexandre (PT) 43% x Tião Bocalom (PSDB) 39% x Flaviano Melo (PMDB) 6%.
A administração de Raimundo Angelim é muito bem avaliada, o que dificulta a vitória da oposição. Marcus Alexandre já ultrapassou Bocalom e pode ganhar ainda no primeiro turno. O discurso de “terceira via” de Flaviano Melo parece não ter decolado.
Aposta: Vitória de Marcus Alexandre no primeiro turno.
Região Sudeste
Belo Horizonte
Atual Prefeito: Márcio Lacerda (PSB)
Avaliação (Ibope): 55% aprovam, 14% desaprovam
Ranking: 4º
Candidato do prefeito: Tenta reeleição
Última pesquisa (Ibope): Márcio Lacerda (PSB) 44% x Patrus Ananias (PT) 30%.
Apesar de todo esforço do PT nacional, do ex-presidente Lula, e da presidenta Dilma, derrotar Lacerda é quase impossível. Prefeito muito bem avaliado quase sempre se reelege. Os dois candidatos tem rejeição baixa para o nível de conhecimento a cerca deles. Para saber mais: http://razaocritica2.blogspot.com.br/2012/09/diario-politico-cronicas-da-campanha.html
Aposta: Vitória de Márcio Lacerda no primeiro turno.
Rio de Janeiro
Atual Prefeito: Eduardo Paes (PMDB)
Avaliação (Ibope): 49% aprovam, 14% desaprovam
Ranking: 6º
Candidato do prefeito: Tenta reeleição
Última pesquisa (Ibope): Eduardo Paes (PMDB) 54% x Marcelo Freixo (PSOL) 18% x Rodrigo Maia (DEM) 4% x Otávio Leite (PSDB) 3%.
Situação semelhante à de Belo Horizonte, com um facilitador: atual prefeito não tem adversário competitivo. Freixo deverá chegar à casa dos 30% dos votos válidos. O problema é que Paes deve ter o dobro disso. As candidaturas de Maia e Leite mostraram-se muito fracas. Para saber mais: http://razaocritica2.blogspot.com.br/2012/09/diario-politico-cronicas-da-campanha_14.html
Aposta: Vitória de Eduardo Paes no primeiro turno.
São Paulo
Atual Prefeito: Gilberto Kassab (PSD)
Avaliação (Ibope): 20% aprovam, 44% desaprovam
Ranking: 21º
Candidato do prefeito: José Serra (PSDB)
Última pesquisa (Ibope): Celso Russomanno (PRB) 35% x José Serra (PSDB) 19% x Fernando Haddad (PT) 15%.
Com a má avaliação de Kassab e uma rejeição beirando metade dos eleitores, Serra tem remotas chances de vitória, mesmo que chegue ao segundo turno. Haddad deverá crescer na reta final. Russomanno está praticamente garantido no segundo turno. Para saber mais: http://razaocritica2.blogspot.com.br/2012/09/diario-politico-cronicas-da-campanha_21.html
Aposta: Vitória de Russomanno no segundo turno contra Fernando Haddad.
Vitória
Atual Prefeito: João Coser (PT)
Avaliação (Ibope): 29% aprovam, 31% desaprovam
Ranking: 13º
Candidato do prefeito: Iriny Lopes (PT)
Última pesquisa (Ibope): Luís Paulo Velloso (PSDB) 43% x Luciano Rezende (PPS) 22% x Iriny Lopes (PT) 16%.
A candidata do prefeito e do governador Renato Casagrande ainda não decolou. A ex-ministra Iriny Lopes disputa com o candidato do PPS, Luciano Rezende, uma vaga no segundo turno.  Lá na frente, o tucano Velloso continua liderando com folga e conta com o apoio do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), que deverá voltar ao ninho tucano após as eleições.
Aposta: Segundo turno entre Luis Paulo Velloso e Iriny Lopes, com vitória do tucano.
Região Sul
Curitiba
Atual Prefeito: Luciano Ducci (PSB)
Avaliação (Ibope): 41% aprovam, 20% desaprovam
Ranking: 11º
Candidato do prefeito: Tenta reeleição
Última pesquisa (Ibope): Ratinho Júnior (PSC) 32% x Luciano Ducci (PSB) 26% x Gustavo Fruet (PDT) 16%.
Ratinho Júnior é forte entre os mais pobres e vem crescendo nas pesquisas. O atual prefeito Luciano Ducci é relativamente bem avaliado, e se aproxima da casa dos 30%. Além disso, ele conta com o apoio do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB). Gustavo Fruet, que recentemente saiu do PSDB para o PDT, sendo apoiado pelo PT, caiu nas recentes pesquisas e se encontra cada vez mais distante do segundo turno. Para saber mais: http://razaocritica2.blogspot.com.br/2012/08/diario-politico-cronicas-da-campanha_31.html
Aposta: Segundo turno entre Ratinho Júnior e Luciano Ducci, com vitória do atual prefeito.
Florianópolis
Atual Prefeito: Dario Berger (PMDB)
Avaliação (Ibope): 37% aprovam, 23% desaprovam
Ranking: 12º
Candidato do prefeito: Gean Loureiro (PMDB)
Última pesquisa (Ibope): César Souza Júnior (PSD) 33% x Ângela Albino (PCdoB) 28% x Gean Loureiro (PMDB) 12%.
César Souza Júnior é o candidato do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e lidera as pesquisas. O candidato do prefeito começou de um patamar abaixo do que se esperava, e com a maior rejeição entre os candidatos. Já a comunista Ângela Albina, aposta em Dilma. A última pesquisa Ibope foi realizada no final de Agosto, portanto, já devemos ter algumas alterações. Provavelmente, o candidato do prefeito já cresceu, a questão é saber se o suficiente para ameaçar a vaga no segundo turno de Albino.
Aposta: Segundo turno entre César Júnior e Albino, com vitória do primeiro.
Porto Alegre
Atual Prefeito: José Fortunati (PDT)
Avaliação (Ibope): 51% aprovam, 9% desaprovam
Ranking: 3º
Candidato do prefeito: Tenta reeleição
Última pesquisa (Ibope): Fortunati (PDT) 45% x Manuela D’ávila (PCdoB) 28% x Adão Villaverde (PT) 10%.
Tendo uma das gestões mais bem avaliadas do país, Fortunati descolou-se de Manuela e agora é o líder isolado das pesquisas. O candidato do PT não cresceu como se esperava, e boa parte do eleitorado histórico do PT está abrigado na candidatura de Manuela. Para saber mais: http://razaocritica2.blogspot.com.br/2012/09/diario-politico-cronicas-da-campanha_15.html
Aposta: Fortunati ganha no primeiro turno.
Leia também:
  1. O páreo duro das eleições paulistanas
  2. O novo panorama dos aeroportos
  3. Qual o peso do voto religioso nestas eleições?
  4. As eleições chegam à USP
  5. Eleições: como a Cultura pode transformar as cidades
  6. Eleições no Rio: Freixo levará para o 2º turno?
  7. A crise política das elites brasileiras
  8. O (livre) comércio das armas de destruição em massa
  9. Para livrar a Cultura das velhas pressões
  10. O Mercosul e o xadrez geopolítico das Américas

Nenhum comentário:

Postar um comentário