quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Campinas recebe seminário sobre cultura árabe


Evento começou nesta quarta-feira (26) na cidade do interior paulista e terá palestras e uma exposição com artigos árabes até o próximo domingo (30).

Marcos Carrierimarcos.carrieri@anba.com.br
Campinas – Começou nesta quarta-feira (26) em Campinas, no interior de São Paulo, o seminário "O Brasil Árabe – a presença da milenar cultura árabe na formação da identidade cultural brasileira". Até o próximo domingo (30), serão realizadas no Sesc Campinas palestras sobre as áreas da cultura, economia e sociedade, nas quais os árabes colaboraram para o desenvolvimento do Brasil.

Além das palestras previstas, a unidade também recebe uma exposição com objetos árabes, que fica em cartaz até o fim do seminário. Até o restaurante do Sesc entrou na programação: nos próximos dias, os visitantes irão encontrar pratos típicos da região no cardápio.

De acordo com o gerente do Sesc Campinas, Evandro Marcus Ceneviva, que organiza o evento em parceria com o Instituto Jerusalém do Brasil, realizar esse seminário significa permitir que os cidadãos tenham um conhecimento maior sobre a cultura brasileira e contribuir para que se tornem pessoas melhores.

"O objetivo do Sesc é ser uma instituição de educação permanente dos cidadãos para que eles sejam pessoas melhores. Este projeto inicialmente é para trazer referências da história deste povo (árabe) em um país com uma miscigenação étnica fantástica (o Brasil). É também um espaço para que cada país apresente suas versões para um diálogo que é necessário hoje em dia", afirmou Ceneviva.

O superintendente do Instituto Jerusalém, Ali El-Khatib, disse que este é o primeiro seminário de um projeto ainda maior de promover eventos sobre a cultura árabe em outras cidades brasileiras a partir do próximo ano. "O pioneirismo do Sesc (ao promover o seminário) foi fundamental para o embrião de outros eventos para o ano que vem", disse.

O diretor-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que é co-realizadora do seminário, Michel Alaby, apresentou a palestra "Os árabes e o desenvolvimento econômico e social do Brasil", na qual mostrou a importância que os imigrantes tiveram, a partir do século 20, no desenvolvimento do país. "Essa iniciativa é importante para informar sobre a cultura árabe. Ela também permite que se conheça sobre sua influência na sociedade brasileira e contribui para o desenvolvimento econômico e social do Brasil", afirmou.

Mais palestras

Nesta quinta-feira (27), às 17h15 Alaby irá participar novamente do evento ao apresentar a palestra "A importância da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira", que completa 60 anos neste ano.

Também estão previstas palestras do ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e ex-presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, sobre a presença árabe no esporte brasileiro; do diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, que irá falar sobre a importância do esporte como agente de integração entre os povos; e do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, que irá apresentar uma palestra sobre a importância do esporte na construção da paz no Oriente Médio.

Também vai falar o professor do Departamento de Línguas Orientais da Faculdade de Filosofia de Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Mamede Mustafa Jarouche, sobre a influência árabe na literatura e no teatro brasileiro. Haverá ainda apresentações sobre a importância da música árabe na brasileira e a influência da gastronomia árabe.

Serviço
O Brasil Árabe
Sesc Campinas – Rua Dom José I, 270/333, Bairro Bonfim, Campinas
Informações: (19) 3737-1500
A programação completa está disponível em:http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/busca.cfm?conjunto_id=10202

Nenhum comentário:

Postar um comentário