quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Monitoramento Inteligente da Dengue traz prêmio para Anchieta


Nesta sexta-feira (31), às 9 horas, no Auditório da Secretaria de Saúde de Anchieta, o prefeito Edival Petri e a gerência da Vigilância Ambiental, estará entregando oficialmente aos agentes e ao município, os prêmios obtidos no 5º Workshop do Programa de Excelência da Dengue – PED 2012.
O 5º Workshop do Programa de Excelência da Dengue – PED 2012 aconteceu nos dias 23 e24 de agosto no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (MG), onde o município de Anchieta foi premiado como “Cidade Vigilante“. O prêmio reconhece os municípios que tiveram desempenho acima de 80% dentro dos padrões do projeto de Monitoramento Inteligente da Dengue, implantado recentemente no município. Anchieta têm o índice de infestação abaixo de um, nível considerado livre de propagação do vírus.
Já os agentes Josélia Frontino e Thimóteo dos Anjos foram agraciados com a premiação de “Colaboradores Modelo”, que reconhece agentes de campo e supervisores gerais do MI Dengue com desempenho médio acima de 90% no programa PED.
O PED é uma ferramenta de excelência adotada pela ECOVEC, detentora dos direitos do inovador sistema no Brasil. A administração municipal firmou contrato no dia 09de abril deste ano, sempre preocupada com o bem estar da população.
 É considerado o mais moderno e confiável sistema de combate ao Aedes Aegypti,o mosquito transmissor da dengue. O programa padroniza todas as atividades do Monitoramento Inteligente da Dengue, colaborando para que os gestores possam acompanhar os resultados obtidos com implementação da tecnologia e perceber com as atividades do monitoramento respondem a esses padrões, que são específicos para cada função e determinam, ao final do ciclo anual, quais são os totais mensais dos municípios.
O sistema utiliza armadilhas que capturam a fêmea adulta do vetor e permite a identificação imediata a cada vistoria realizada pelos agentes de endemia da vigilância Ambiental.
A bióloga Ambiental,Marina Curtiss de Alvarenga ficou feliz com o reconhecimento. “Eu fiquei muito contente com o prêmio que recebemos, pois estamos trabalhando com este programa há poucos meses. O programa nos possibilita conhecer em tempo real onde o mosquito da dengue está presente e com esta informação desenvolvemos ações para controlar ainda mais a proliferação do vetor”, disse.
 “Nossos agentes foram treinados e capacitados e este prêmio mostra a ótima qualidade do trabalho de todos da nossa equipe da vigilância ambiental. Este prêmio é para toda a equipe”, destacou a secretária de Saúde, Jaudete De Nadai.
O prefeito Edival Petri lembrou que o trabalho de combate a dengue é uma luta de toda sociedade e não pode parar. "Esse prêmio é uma conquista de todos nós, administração pública e população estão unidos para defender o nosso município dessa doença, o nosso trabalho deve continuar todos os dias, é uma luta diária", disse.



Secretaria de Saúde
Vigilância Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário