quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Mármore de Cachoeiro de Itapemirim já possui Indicação Geográfica reconhecida internacionalmente


A Indicação Geográfica confere qualidade e reputação às pedras produzidas no Sul do Espírito Santo

Weverson Rocio

A entrega foi feita pelo representante do INPI, Júlio Grevy, o presidente do Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag), Emic Malacarne Costa, e o diretor-superintendente do Sebrae ES, José Eugênio Vieira
O município de Cachoeiro de Itapemirim recebeu na tarde desta terça-feira (28) o certificado de Identificação Geográfica (IG) dos mármores produzidos na região. A entrega foi feita ao representante do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Júlio Grevy, pelo presidente do Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag), Emic Malacarne Costa, e pelo superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae ES), José Eugênio Vieira.

O certificado é uma ferramenta importante para identificar a qualidade do produto originário de uma determinada região. A IG agrega uma série de benefícios aos produtores, à região e à economia, gerando reconhecimento internacional, proteção da imagem dos produtos e, ainda, valorizando a área produtora. A entrega da IG foi feita durante a solenidade de abertura da Cachoeiro Stone Fair 2012, em Cachoeiro de Itapemirim.

A IG de mármore foi incentivada pelo Sebrae no Espírito Santo, se tornando um diferencial importante para o mármore cachoeirense, pois o certificado permite que o território onde estão estabelecidas as empresas de extração, beneficiamento e exportação do mármore tenham mais destaque, devido à autenticidade da produção e ao direito reservado aos produtores da região de abrangência.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae no Espírito Santo, José Eugênio Vieira, o certificado é de extrema importância não só para Cachoeiro de Itapemirim, mas para todo o Estado. “A IG faz com que o mármore cachoeirense se torne ainda mais conhecido e com uma garantia de qualidade única, reconhecido internacionalmente. Compradores de diversos países do mundo terão a certeza de adquirir produtos de qualidade, movimentando cada vez mais a economia do nosso estado”, afirma.

A feira

A 34ª edição da Cachoeiro Stone Fair será realizada entre até o dia 31 de agosto, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim. O evento conta com 220 expositores, sendo 19 internacionais, responsáveis pela exposição de máquinas, equipamentos, novos lançamentos de mármore e granito e insumos para o mercado de rochas ornamentais.

Com a parceria do Sebrae no Espírito Santo, 15 empresas capixabas estão participando da feira. As micro e pequenas empresas estão expondo diversos produtos e serviços voltados para a cadeia produtiva do segmento, que vão desde chapas de rochas ornamentais, pedras esculpidas, artesanato de granito, projetos voltados ao tratamento de resíduos, máquinas até softwares customizados, entre outros.

Durante a feira, os expositores têm a oportunidade de apresentar seus produtos e atingir novos mercados, tanto nacionais quanto internacionais, já que o evento recebe a visita de compradores de diversos países.
Assessoria de Comunicação Sebrae/ES
Karla Monteiro
Sayonara Lacerda
Amanda Freitas / Ayanne Karoline
Tel: (27) 3041.5613/ 5515
E-mail: karla.fonseca@es.sebrae.com.br
www.es.agenciasebrae.com.br
Twitter: @sebraees
Facebook: www.facebook.com/sebraees
Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias – ES são produzidos pela Assessoria do Sebrae/ES e podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência

Descrição: amanda freitas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário