terça-feira, 31 de julho de 2012

Produtores de Cachoeiro aprendem sobre inseminação artificial - 30/7/2012




O produtores rurais de Cachoeiro de Itapemirim, que mexem gado, participam nesta segunda-feira (30) do curso de inseminação artificial em bovinos, na Fazenda Experimental de Bananal do Norte, no distrito de Pacotuba. O curso é uma promoção de Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper)e irá ocorrer até sexta-feira, dia 03 de agosto. Cerca de 15 pecuaristas da região serão capacitados.
Na programação estão sendo abordados assuntos relacionados à reprodução dos bovinos, as técnicas e benefícios decorrentes da inseminação artificial. O coordenador do curso, Bevaldo Martins Pacheco, esclarece que o  treinamento  atende a necessidade de aperfeiçoar o trabalhador da pecuária para que atue com as técnicas de inseminação artificial, já que esta possibilita um melhoramento genético do rebanho e reduz os custos com manutenção de touros na propriedade. “Além disso, se o produtor usar o sêmen sexado em sua propriedade terá maior chance de ter fêmeas, o que permite uma melhoria na produção e consequentemente na renda do pecuarista”, afirmou.
O curso de inseminação artificial em bovinos é ministrado pelo zootecnista do Incaper, Bevaldo Martins Pacheco e pelo veterinário José Francisco Ribeiro Rodrigues do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e já foi realizado outras vezes no município. A última edição ocorreu entre os dias 25 e 29 de junho, também com realização Incaper em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e o Sindicato Rural de Cachoeiro, além da Cooperativa de Laticínios Selita, empresa CRV Lagoa e Senar.

Joyce Azevedo
Redação Campo Vivo com Informações do Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário