sexta-feira, 29 de junho de 2012

Comissão incentiva diversificação agrícola e produção de alimentos limpos em Jaguaré



29/06/2012 - 13h31min


Incaper
Tecsocial dá apoio à comisão em Jaguaré
Com o objetivo de incrementar a economia dos produtores rurais por meio do estímulo à diversificação da produção agrícola, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Prefeitura Municipal de Jaguaré criaram uma comissão municipal de apoio à agricultura familiar.

Para incentivar essa diversificação, o Projeto de Estruturação e Fortalecimento dos Setores Produtivos da Agricultura Familiar do Norte do Espírito Santo (Tecsocial) está envolvido na organização desta comissão. Nela, os representantes vão estimular o potencial na produção de alimentos, diversificar a cultura e promover agregação de valores e produtos. Hoje a cafeicultura é a principal atividade econômica de Jaguaré.

O primeiro passo é formalizar a lei do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), para que os produtores possam comercializar os produtos de origem animal nos programas de Governo. “Nossa ação é definir o papel da Vigilância Sanitária e do Serviço de Inspeção Municipal. Precisamos explicar que são serviços diferentes. Produtos de origem animal devem ser discutidos com a inspeção municipal da Secretaria de Agricultura. Já os de origem vegetal, com a Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Saúde”, explica Pierângeli Aoki, coordenadora do Programa de Comercialização da Agricultura Familiar do Incaper. “Em seguida, é necessário oferecer aos agricultores as informações necessárias para que eles tenham acesso aos recursos disponíveis”, complementa.

Outra questão que deve ser tratada pela comissão de apoio à agricultura familiar refere-se à utilização de agrotóxicos nas lavouras. Além da diversificação, os produtores rurais serão incentivados a produzir alimentos mais limpos, inserindo-se nos conceitos de agroecologia e garantindo mais segurança alimentar e nutricional tanto de quem produz como de quem consome. Além do Incaper e da Prefeitura de Jaguaré, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e os bolsistas que atuam no Tecsocial estão envolvidos na comissão.

O que é o Tecsocial?

O Projeto Estruturação e Fortalecimento dos Setores Produtivos da Agricultura Familiar do Norte do Espírito Santo (Tecsocial) tem como objetivo o fortalecimento das organizações sociais dos agricultores familiares e comunidades tradicionais, contribuindo na agregação de valor e comercialização de seus produtos em diferentes mercados. Dessa forma, ajuda a promover o desenvolvimento rural sustentável.

O Tecsocial é executado pelo Incaper, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário