terça-feira, 26 de junho de 2012

Anchieta inaugura Centro de Especialidades Odontológicas




Será na próxima quinta-feira (28) a inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Anchieta. O evento acontece às 9h, no mesmo local onde funcionava a antiga ESF Centro 3, próximo à Praça São Pedro. Na ocasião, haverá também o lançamento do Programa “Anchieta Sorridente”, que atenderá mais de quatro mil alunos da rede municipal.

A nova unidade segue o padrão das construções da Saúde, oferecendo muito conforto aos usuários e profissionais. A unidade vai contar com três equipes de especialistas em odontopediatria (para crianças), endodontia (tratamento de canal) e periodontia (tratamento de gengivas e tecidos de suporte dos dentes). Além dessas especialidades, estará disponível na unidade um Pronto Atendimento Odontológico e o setor de Saúde Bucal do Trabalhador.

O atendimento na unidade será feito através de encaminhamentos feitos nas Estratégias Saúde da Família, e seguirá um protocolo de acesso que está sendo construído com a participação das unidades.

Programa “Anchieta Sorridente”
No mesmo dia e local haverá também o lançamento do Programa “Anchieta Sorridente”, uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação. O objetivo desse programa é oferecer prevenção e tratamento de doenças bucais para estudantes da educação infantil e ensino fundamental das séries iniciais. O programa prevê capacitação de alunos, professores, pais de alunos e agentes comunitários de Saúde, para detectar e encaminhar as demandas de tratamento.

O Centro de Especialidades foi construído com recursos municipais. “O prefeito sabiamente detectou a necessidade de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, e autorizou a construção do Centro de Especialidades Odontológicas”, diz o secretário de Saúde de Anchieta, Fayer Fonseca. Fayer conta que o mapa estratégico previa a instalação do Centro Odontológico até 2013, mas a prioridade orientada pelo prefeito fez com que a meta fosse antecipada em dois anos. O objetivo maior do CEO é garantir, em dez anos, uma dentição completa para todos os anchietenses com até 18 anos.



Texto: João Carmo
Secretaria de Saúde
Tel.: 28 3536-3058

Nenhum comentário:

Postar um comentário