quinta-feira, 24 de maio de 2012

Seminário nacional discute políticas para a juventude rural


Jovens de todo o País participam do I Seminário Nacional da Juventude Rural e Políticas Públicas, em Brasília, que termina nesta quinta-feira (24). O objetivo do encontro é debater os desafios paraa criação de políticas públicas de geração de renda e qualidade de vida voltada aos jovens, para apermanência deles no campo.

O Espírito Santo está representado pela coordenadora do projeto Valorização
 da Juventude Rural, Célia Kiefer. O projeto faz parte do programa Vida no Campo, uma iniciativa para fortalecer a agricultura familiar e gerar mais renda e qualidade de vida para quem está na área rural. Também representam o Estado os jovens Alex Reblim, Alex Martins, Juliana Salarini e Beatriz Marins, que já foram beneficiados pelo projeto.

Na quarta-feira (23), as ações e experiências do projeto Valorização da Juventude Rural foram apresentadas na oficina “Juventude Rural e a Sucessão no Campo e na Floresta: Territorialidade, Acesso à Terra, Agroecologia e Condições de Produção”.

Na terça-feira (22), foram realizadas mesas de trabalho com os temas "Juventude Rural e a Permanência no Campo" e os "Desafios da Construção das Políticas Públicas para a Juventude Rural".
Projeto ‘Valorização da Juventude Rural’
Com o projeto, jovens do interior aprimoram seus conhecimentos e sua qualificação profissional. Eles têm acesso à informação, à inicialização científica e também a atividades esportivas e culturais, como a música, o teatro e o cinema. Até 2014 serão qualificados e certificados 1.440 jovens nos cursos de Gestão da Propriedade Rural e Gestão da Unidade Pesqueira. Para este ano, está prevista a realização de 13 cursos de qualificação social.

Também serão adquiridas em 2012, 15 salas multimídias por meio da ação “Arte do Saber”, que visa oferecer aos jovens o acesso às novas tecnologias e informações, segundo as oportunidades da região. Os laboratórios digitais e de multimídia serão adquiridos para que associações de produtores rurais e as escolas Família Agrícola, em conjunto com os jovens líderes rurais integrantes dos núcleos sociais, organizem ações locais de fomento a novas técnicas e tecnologias da produção agrícola, pesqueira e agrária.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Seag Léo Júnior (27) 3636-3700 / 9942-9616 Mike Figueiredo (27) 3636-3651 / 9704-2843 Twitter: @SeagES www.seag.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário