quinta-feira, 31 de maio de 2012

Seminário Científico afirma que o consumo de alimentos orgânicos é viável e traz benefícios para a saúde



29/05/2012 - 17h35min


Assessoria de Comunicação Incaper
Nesta terça-feira (29), foi realizado o Seminário Técnico-científico na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com o tema “Produto orgânico: da produção ao consumo”. O evento integrou as atividades da Semana de Alimentação Orgânica e contou com a participação de estudantes, pesquisadores e representantes de órgãos públicos, como o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Na mesa de abertura, o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, afirmou a importância de discutir a alimentação saudável. “Atualmente, o alimento com sustentabilidade econômica, social e ambiental está no foco do debate mundial. Por isso, o Incaper desenvolve, há mais de 20 anos, pesquisas na área de agroecologia, com o objetivo de estimular essa prática”. Ele também ressaltou a necessidade de se consolidar políticas públicas que fortaleçam a produção de alimentos com sustentabilidade.

Durante o Seminário Técnico-Científico, participaram do debate o pesquisador do Incaper, Jacimar Luis de Souza, que abordou as tecnologias para sistema orgânico de produção, a professora do curso de nutrição da Ufes, Pollyana Costa Cardoso, que tratou do teor de vitaminas, minerais e metais pesados em alimentos orgânicos e não orgânicos, a professora doutora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Grande Dourados (MS), Elaine Azevedo, que abordou agricultura orgânica e saúde, e o produtor orgânico, Valdemar Fleger, que fez o relato de sua experiência com práticas agroecológicas no município de Santa Maria de Jetibá.

Um dos principais pontos do debate foi a relação entre o consumo de alimentos orgânicos e a saúde. Conforme a professora Elaine Azevedo, além de possuir melhor valor nutricional, maior durabilidade, sabor, cor e texturas originais, esses alimentos contribuem para a saúde de uma forma ampla. “Os alimentos orgânicos são saudáveis para os agricultores e consumidores. Também ajudam na saúde ambiental e social, uma vez que, ao possibilitar a melhoria na qualidade de vida de quem vive no campo, evita o êxodo rural e o inchaço das grandes cidades”, explicou a professora.

Ela também disse que os alimentos orgânicos contribuem para a saúde humana, por meio da prevenção de doenças que podem ser desencadeadas pelo uso de agrotóxicos. “Os contaminantes possuem efeito cumulativo e, ao longo dos anos, podem desencadear doenças como câncer e sequelas neurológicas, como o mal de Parkinson”, alertou Elaine.

Pesquisas apontam viabilidade da produção agroecológica

No Seminário Técnico-científico, o pesquisador do Incaper, Jacimar Luis de Souza, apresentou os princípios e tecnologias para a produção de alimentos orgânicos. Foram abordados os cuidados com o solo, os tipos de adubação orgânica e alternativas naturais ao uso de agrotóxicos. “A produção de alimentos orgânicos é viável e possui plenas condições de competir em grande escala, mas é necessário que esse tipo de alimentação seja encarada como uma questão de saúde pública”, afirmou.

A viabilidade da produção agroecológica é confirmada pelo produtor Valdemar Fleger, que produz alimentos orgânicos há 26 anos em Santa Maria de Jetibá. “Foi uma decisão de toda família. Começamos a comercialização no município e depois ampliamos para a Grande Vitória, nas feiras. Hoje estamos trabalhando para os programas de incentivo à comercialização de alimentos, sobretudo na merenda escolar”, afirmou Valdemar.

Semana de Alimentação Orgânica

Para a estudante do curso de nutrição da Ufes, Lauriete Silva, que esteve presente no evento, a Semana de Alimentação Orgânica é fundamental para esclarecer os consumidores sobre os benefícios dos produtos orgânicos. “Para mim, que serei nutricionista, o debate foi muito relevante, pois irei orientar os pacientes sobre uma alimentação saudável e isso passa também pelo consumo de produtos orgânicos”, afirmou a estudante.

A 8ª Semana de Alimentação Orgânica continua com atividades ao longo da semana. Para ficar por dentro da programação completa no Espírito Santo, acesse este link:

http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/(UF-ES)%20PROGRAMACAO%20DO%20ESPIRITO%20SANTO%20-%20VIII%20SEMANA%20DOS%20ALIMENTOS%20ORGANICOS.pdf 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210
Twitter: @incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário