quinta-feira, 31 de maio de 2012

EM COLATINA Semana Municipal de Meio Ambiente começa amanhã com diversas ações gratuitas


A programação inclui uma extensa programação que vai até o 15 de junho, com a realização de palestras nas escolas do município de Colatina.
Mais de 15 mil pessoas participem das ações da Semana Municipal do Meio Ambiente.

“Desenvolvimento com Sustentabilidade” será o tema da Semana do Meio Ambiente deste ano, que acontece de 03 a 05 de junho, em Colatina e é promovida pela Prefeitura com apoio de diversas entidades locais.

De acordo com o setor de Educação Ambiental, do Sanear que organiza a semana, a intenção é mostrar como o desenvolvimento e a sustentabilidade podem estar juntos no desenvolver de uma cidade. Com uma programação variada, a ideia é mais uma vez convocar toda a sociedade, principalmente as crianças, a repensarem sua postura.

A programação do evento começará na sexta-feira (01) com a “Blitz ecológica”, que vai acontecer nos semáforos da cidade durante o dia inteiro com a distribuição das sacolas retornáveis, para veículos.

No sábado (02) é a vez de conscientizar os feirantes. Será montado um estande na feira livre do centro onde serão distribuídas mudas e entrega de panfletos informativos sobre a importância do consumo dos alimentos orgânicos.

No domingo (03), a partir das 7h30 na Avenida Delta, haverá limpeza e plantio nas margens do Rio Doce, caminhada, passeio ciclístico, corrida rústica, apresentações culturais, recolhimento de lixo eletrônico, troca de pães por óleo de cozinha usado e garrafas pet, distribuição de mudas e uma área de lazer. E ainda apresentação da Banda Walfredo Rubin.

O Projeto de Educação Ambiental continuará entre os dias 11 e 15 de junho, com a realização de palestras nas escolas do município de Colatina, a intenção é que mais de 15 mil pessoas participem das ações da Semana Municipal do Meio Ambiente.

Fórum de Meio Ambiente

A programação da Semana Municipal de Meio Ambiente inclui ainda o 2º Fórum de Meio Ambiente “Transformando ideias em atitudes”, que acontece no dia 04 de junho, no auditório do Sanear. O objetivo é reunir profissionais, empresários e estudantes para discutir o meio ambiente e a sustentabilidade, e as suas influências na economia.

Estão confirmadas palestras com profissionais do Instituto Terra que vai abordar a atuação do órgão junto às comunidades da região do Vale do Rio Doce. E com o engenheiro do Sanear, João Virgílio Avancini (especialista em Engenharia de Saúde Pública e mestrando em Saúde Pública com ênfase em Saneamento Ambiental - Fiocruz/RJ).

Programação

- 01 de junho – 08h30  às 10h30 e 14 horas às 16h30: Parada ecológica nos semáforos em frente à Eletrocity e ao Banco Itaú, dando início à comemoração da Semana Municipal do Meio Ambiente.

- 02 de junho – 07 horas às 10 horas: Sensibilização com montagem de estande e distribuição de mudas e entrega de panfletos informativos sobre a importância do consumo dos alimentos orgânicos aos feirantes e consumidores da feira local, como ação da 8.º Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos, desenvolvida pelo Ministério da Agricultura.

- 03 de junho – 07h30 às 12 horas: Movimento ecológico com limpeza e plantio das margens do Rio Doce, caminhada ecológica, passeio ciclístico ecológico, corrida rústica, apresentações culturais, recolhimento de lixo tecnológico, troca de óleo de cozinha usado e garrafas PET’s por mudas e ainda apresentação da banda Marcial Walfredo Rubim. Este evento será realizado na antiga área de eventos (Av. Delta).

- 04 de junho – às 18h30 – 2.º Fórum de Meio Ambiente, a ser realizado no auditório do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear).

Programação – II Fórum Meio Ambiente

04/06/12 – Segunda-Feira:

18h30min - Credenciamento e Coffee-Break;
19h - Abertura Oficial;
19h30min – Palestra.
Instituto Terra – Construindo parcerias, educando e promovendo a sustentabilidade.

Adonai José Lacruz - Superintendente Executivo;
Jaeder Lopes Vieira – Analista Ambiental;
Gladys Nunes - Analista de Educação  - Instituto Terra.
20h30min Palestra

O  maravilhoso mundo da evolução das telecomunicações e o impacto ambiental dos subprodutos dessa evolução tecnológica (pilhas, baterias e aparelhos celulares).

OBS.: Amostragem de aparelhos antigos do acervo do Museu do Telefone

Eugênio Martini
Empresário, Ecologista e historiador da área das telecomunicações no ES. Proprietário do Museu do Telefone.


21h – Debates

___

Foto: PMC/ Divulgação

logo_colatina

Prefeitura Municipal de Colatina
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Ângelo Giuberti, 343 – Esplanada – Tel.: 3177-7051

Nenhum comentário:

Postar um comentário