quinta-feira, 19 de abril de 2012

Tradições culturais e modernidade tecnológica convivem em harmonia na Educação de Santa Teresa


As estudantes  Ariane Butke e Marina Ratunde, da escola municipal Ethevaldo Damázio,
 orientadas pelo professor Geraldo Loss, com o suporte da informática

Fabricio Ribeiro
Assessoria PMST

Com informações de Bruno Lyra

Santa Teresa é a primeira cidade do Brasil formada por italianos e valoriza sua história, cultura e tradições. Mas não se esquece do presente e nem de olhar para o futuro. Nas escolas municipais a educação tecnológica é prioridade através do projeto Microkids, voltados aos estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Segundo a Secretária de Educação Luzia Sperandio, além das aulas nos laboratórios de informática em seis escolas da rede, os estudantes recebem livros didáticos que articulam o conteúdo das disciplinas tradicionais – português, matemática, história, geografia, ciências, artes e inglês com os principais programas de computadores usados atualmente.

“É clara a evolução dos alunos, pois várias áreas do conhecimento transitam pela informática. Nós procuramos explorar essa interdisciplinaridade”, assinalou o professor Geraldo Loss, que trabalha com 14 turmas de 5ª a 8ª série na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ethevaldo Damazio.

“A grande vantagem é que todo o conteúdo escolar é aplicado na informática”, salientou a professora Tahayzi Salvador, que leciona do 1º ao 5º ano, também na escola Ethevaldo.

Entre as melhores redes públicas do Brasil

Além de formar cidadãos mais qualificados, as iniciativas tem gerado reconhecimento nacional. A rede municipal de ensino de Santa Teresa foi classificada entre as 100 melhores do país pelo Encontro Nacional dos Secretários de Educação (Educa Brasil), que avaliou mais de 5 mil municípios.

Na próxima edição do Educa Brasil, que vai acontecer entre 03 e 06 de maio em Florianópolis, Santa Catarina, a Doce Terra dos Colibris vai receber a Palma de Ouro do Prêmio Diamantes da Educação Brasileira.

Matemática de ouro
Também na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), a cidade vem se destacando, com alunos recebendo medalhas de ouro, prata, bronze e várias menções honrosas nas últimas edições. Pela performance a Secretaria Municipal de Educação também recebeu uma placa de premiação.

Saiba mais sobre a educação em Santa Teresa:

A rede municipal de ensino tem hoje 21 escolas que atendem cerca de 3,6 mil alunos. Além do Microkids e das aulas convencionais previstas no currículo escolar, os estudantes tem acesso a diversas atividades que enriquecem o aprendizado.

Dentre elas as aulas de italiano, através do projeto Parlare, que resgata a cultura dos italianos, grupo de imigrantes que teve decisiva participação na história da cidade.

Há também as aulas de música, oferecidas no contra-turno dos estudantes. Violão, flauta, violino e canto-coral estão entre os cursos ofertados. Sem contar o mergulho na literatura brasileira e nas peças teatrais, proporcionado pelo projeto Vire a Página.

Desenvolve ainda programas de educação patrimonial, de trânsito e xadrez pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário