segunda-feira, 30 de abril de 2012

Prefeito de Linhares recebe lideranças do cacau - 27/4/2012



 

Lideranças do setor cacaueiro de Linhares se reuniram, nesta terça-feira (24), com o prefeito do município, Guerino Zanon, na sede da Secretaria de Desenvolvimento, para manifestar a preocupação com o atual cenário da atividade e solicitar ações para reverter o quadro.
O presidente da Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), Maurício Buffon, explicou as diversas ações que a entidade está realizando para equacionar os problemas. Uma delas, um projeto apresentado na Câmara de Vereadores e ao Secretário de Planejamento visando a produção de mudas de cacau para distribuição aos produtores. “O prefeito manifestou interesse neste projeto e vai analisar a viabilidade”, disse Buffon, após a reunião.
Buffon ainda destacou outras ações primordiais para a recuperação da lavoura cacaueira, como a criação de uma cooperativa de produtores que possa reduzir custos, organizar vendas e, num futuro próximo, verticalizar a produção, agregando valor aos produtos.
O gerente regional da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Paulo Siqueira, e o produtor de cacau e membro do conselho da Acal, João Soeiro, também participaram do encontro. Siqueira relatou o crescimento da doença da vassoura-de-bruxa na região e os prejuízos causados na agricultura local, porém destacou as soluções para controlar a doença. “Precisamos unir forças para criar um novo cenário”, disse Siqueira. Já Soeiro lembrou a importância econômica e social do cacau na história de Linhares e citou os contatos que o setor vem realizando com segmentos do Governo Estadual.
No final de 2011, o setor se reuniu com o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, para alinhar algumas ações necessárias para recuperação da lavoura cacaueira. Linhares é responsável por 90% da produção capixaba de cacau, gerando fixação de famílias no campo. “Percebemos a sensibilização do prefeito com a situação do cacau e esperamos criar um novo momento da cultura no município. Precisamos ter ousadia”, finalizou o presidente da Acal.

Redação Campo Vivo




Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.
(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)

Siga o Campo Vivo no Twitter  @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário