segunda-feira, 30 de abril de 2012

GARCAFÉ 50 anos de existência - A festa que não aconteceu

No último dia 21, a GARCAFÉ, se em atividade, estaria comemorando 50 anos de existência. Idealizada por antigos cafeicultores de nossa região, sua fundação constituiu um marco nas atividades agrícolas de nosso município. Em menos de 3 anos de atuação, esta cooperativa já havia conquistado o título de 2.ª MAIOR COOPERATIVA DE CAFEICULTORES DO BRASIL. Atuando exclusivamente no ramo de café, foi motivo de muitas referências elogiosas.
 Em sua caminhada, a Garcafé desfrutou de períodos de grande desenvolvimento, mas também amargou momentos de tremenda frustração. A ideia do cooperativismo remonta ao ano de 1843, na cidade de Manchester, na Inglaterra. Em novembro do ano de 1843, 28 pobres tecelões reuniram-se para procurar uma solução e o melhor meio de se fugir da miséria em que viviam. Compunha este grupo 27 homens e 1 mulher. Optaram por um armazém de consumo. Decorrido um ano reuniram um total de 28 libras esterlinas, sendo uma libra por participante. A 28.10.1844 registraram a cooperativa sob a denominação de Rochdale Society of Equitable Pioneers. Alugaram um cômodo no "Beco do Sapo" região de pântanos na cidade de Manchester, estocando pequena quantidade de farinha, açúcar, manteiga e aveia, iniciando as atividades em 21.12.1844. Estava assim criado o primeiro armazém cooperativa de consumo.
 Com tal exemplo, após dez anos haviam sido fundadas na Europa mais de 400 cooperativas. No ano de 1880, menos de cinquenta anos depois, este número alcançava a mais de 1.000 cooperativas. O que aparentemente parecia um armazém idealizado para oferecer aos associados artigos de primeira necessidade transformou-se na semente do movimento cooperativista, tendo o homem como principal finalidade e não o lucro.


DOUTRINA COOPERATIVISTA
 É a doutrina que tem por objetivo a correção do social pelo econômico, ou seja, do social porque objetiva uma distribuição mais equitativa dos lucros; do econômico porque o faz através da associação de forças e de produtos, se diferenciando dos demais tipos de sociedade por ser ao mesmo tempo uma associação de pessoas e também de um negócio para conseguir bons resultados; deverá equilibrar essa dupla característica “o aspecto social e o econômico”, buscando sempre o aperfeiçoamento de suas atividades e filosofia.
O cooperativismo somente realiza seus objetivos por meio de cooperativas. Baseado neste histórico, a exemplo das mais de 8.700 cooperativas que atuam no Brasil, lamentavelmente a Garcafé, uma empresa sólida, de renome internacional, com uma estrutura das mais modernas, não conseguiu se transformar naquilo que todos esperávamos, a exemplo de suas similares Cooxupe, Coocatrel, Cooamo, Coocapec, Coopemar, Expocaccer, Coopa e muitas outras cooperativas que hoje representam o porto seguro para todos aqueles cafeicultores que necessitam de uma estrutura para preparar e comercializar o seu produto: o café.
Num determinado momento, no ano de 2005, nossos cooperados, surpresos e estupefatos, descobrem que Garcafé, como cooperativa, nada mais representava. Daquele enorme capital financeiro e comercial, nada mais havia de concreto. Tudo havia evaporado, deixando uma enorme dívida financeira aos seus cooperados. A simples alegação de que os tempos haviam sido difíceis, para justificar a bancarrota, não convenceu a ninguém. O bom comandante mostra suas qualidades quando seu navio enfrenta as grandes tempestades. O mau comandante sucumbe à primeira onda. Vítima de uma aventura, a Garcafé soçobrou.
A nossa esperança, entretanto, é muito grande. Esperamos o julgamento definitivo de ações que demandamos para que possamos quitar o enorme passivo que herdamos e assim fazer com que um dia a GARCAFÉ, como uma fênix, possa renascer das cinzas. Até lá, comemorações somente com nossa saudade de uma grande entidade que, infelizmente, por inépcia e irresponsabilidade, quase feneceu. Entretanto, o ano de 2012 é dedicado ao ANO DO COOPERATIVISMO MUNDIAL. A todas as cooperativas do mundo nossos votos de uma ótima administração, pois somente isto é necessário para o crescimento das cooperativas atualmente.
José Wilson Lopes
Cafeicultor
Liquidante da GARCAFÉ – Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Garça

Nenhum comentário:

Postar um comentário