terça-feira, 17 de abril de 2012

Ferrugem do café faz estragos em plantações da República Dominicana


Milhares de fazendas de café estão sendo afetadas na região sudoeste da República Dominicana, o que mantém os cafeicultores preocupados, pedindo às autoridades do Governo que enfrentem essa situação com mais vigor.
A denúncia foi feita pelo engenheiro Manolo Sánchez Pérez, ex-presidente da regional Sudoeste do Colégio Dominicano de Engenheiros, Arquitetos e Agrimensores (Codia). Ele disse que a ferrugem quase cobriu a zona cafeeira dessa região, de forma que é urgente que esse problema seja enfrentado com maior atenção por parte do Ministério da Agricultura.
Os cafeicultores têm pedido ao Conselho Nacional de Café e Agricultura para que ajudem, porque a equipe que está trabalhando não é suficiente para enfrentar essa situação. Pérez disse que é insuficiente a quantidade de brigadas que estão sendo empregadas atualmente para enfrentar a ferrugem, de forma que é urgente e necessário que as mesmas sejam redobradas antes que seja tarde demais.
Ele disse que o trabalho tem que ser realizado com coordenação das associações de cafeicultores de cada localidade, para que seja mais rápido. "Se continuar essa situação, terá uma catástrofe na região ou um desastre na zona cafeeira de Barahona e Enriquillo e, nos próximos anos, não haverá mais uma produção cafeeira".
A reportagem é do www.elnacional.com.do, traduzida CaféPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário