quarta-feira, 18 de abril de 2012

Encontro de citricultores capixabas debate crescimento do setor


O município de Domingos Martins receberá, nesta quinta-feira (19), o 4° Encontro de Citricultores das Montanhas do Espírito Santo. A expectativa é que aproximadamente 200 produtores dos municípios que formam o Polo de Tangerina da região serrana capixaba participem do evento. No mesmo dia, haverá uma solenidade de abertura da safra de tangerina ponkan das Montanhas do Espírito Santo.

O evento, que terá início às 8 horas, na sede do município, é realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a Prefeitura Municipal. As inscrições podem ser feitas na quinta-feira (19), no local do evento.

Pela manhã, a programação inclui palestras sobre legislação, normas e procedimentos para o trânsito de citros, a ergonomia na colheita de citros, e a comercialização de tangerina ponkan, mercado presente e futuro. A análise será feita pelo engenheiro agrônomo da Ceasa de Minas Gerais, Gustavo Costa de Almeida.

Já no período da tarde, os participantes visitarão a propriedade da família Lampier, na Comunidade do Galo, para participar do dia de campo que vai contar com três estações. São elas: controle das moscas das frutas; manutenção de equipamentos de poda e colheita; e uso de sacolas para colheita de citros de mesa.

“Será uma oportunidade para que os agricultores vejam na prática como um produtor de referência em Domingos Martins lida com a lavoura e evita prejuízos”, afirmou o engenheiro agrônomo do Incaper, Sebastião Antônio Gomes.

Estarão presentes produtores de todo o Polo de Tangerina, que compreende as localidades de Muniz Freire, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Marechal Floriano, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina de Domingos Martins.

Programação:
8 horas – Recepção
8h30min – Abertura
9 horas – Palestra 'Legislação, normas e procedimentos para o trânsito de citros',
10 horas – Palestra 'Ergonomia na colheita de citros',
11 horas – Palestra 'Comercialização de tangerina ponkan – mercado presente e futuro'
12 horas – Almoço
13h30min às 15 horas – Dia de campo
1ª Estação 'Controle das moscas das frutas'
2ª Estação 'Manutenção de equipamentos (ferramentas) de poda e colheita'
3ª Estação 'Uso de sacolas para colheita de citros de mesa'
15 horas – Solenidade de abertura da safra de tangerina ponkan das Montanhas do Espírito Santo

Serviço:
4° Encontro de Citricultores das Montanhas do Espírito Santo
Data: 19 de abril
Hora: das 8 horas às 15 horas
Local: Manhã – Centro Cívico Recreativo de Domingos Martins (Clube Campinho), Praça Arthur Gerhardt, Centro, Domingos Martins
Tarde - Propriedade do Sr. Arykerne Lampier, Comunidade do Galo, Domingos Martins


Informações a Imprensa: Assessoria de Comunicação – Incaper Eduardo Brinco Tels: (27) 3636-9865 / 9850-2210 / 9964-0389 comunicacao@incaper.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário