quinta-feira, 26 de abril de 2012


A cidade que tem uma das melhores expectativas de vida no Estado conta dois novos grupos de convivência. Agora são dez distribuidos por todas localidades do município.

Atletas da 3ª Idade de Santa Teresa: mais de 400 idosos serão beneficiados com os grupos de convivência
Fabricio Ribeiro
Assessoria PMST

Com informações de Milan Salviato


Um indicador da qualidade de vida em Santa Teresa é a longevidade da população, cuja expectativa de vida é das mais elevadas do Espírito Santo. E a receita é o ar puro das florestas preservadas, um estilo de vida mais saúdável e políticas públicas eficientes para a população

E promover saúde, bem estar e qualidade de vida aos idosos não e tarefa fácil. Mas em Santa Teresa os grupos de convivência da melhor idade estão aumentando, de oito passaram a 10 grupos distribuídos por todo o município. O público beneficiado que é de 330 mil saltará para mais de 400.

O atendimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Idosos é um programa realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Conforme a Secretária Arnúbia Pezente , o Serviço trabalha atividades física, artística, manual, cultural e educativa, além de eventos de integração e passeios com suporte de equipe técnica especializada.

De acordo com a coordenadora do programa, Mariana Pozzati, a formação destes grupos vem despertando cada vez mais o interesse de participação de nossos idosos. “Estamos criando um grupo no Vale das Tabocas e outro em São Paulo do Rio Perdido. Agora serão 10 grupos", comemorou.

Já Zelinda Ciber dos Santos, participante do grupo da Sede, disse que a união  é indispensável para o desenvolvimento do grupo. “Aqui nos divertimos, brincamos e, de fato, prolongamos a vida”, ensina.

"Gosto muito daqui, promovemos viagens, festas, visitamos grupos da melhor idade em outros municípios, e isso nos motiva a viver ainda melhor”, acrescentou Juliana Venturini Loss, também do grupo da Sede.


Longevidade teresense

De acordo com o Instituto Jones dos Santos Neves, a expectativa de vida (2010) em nível estadual e de 74.3 anos, Santa Teresa esta acima da media estadual, com 74,8 anos (dado de 2009). Dados do IBGE  de 2010 apontam que a expectativa de vida nacional e de 73,48 anos.

Confira na lista abaixo os Grupos da melhor idade:

1. Sede com o Grupo "Viver e Reviver"
2. Santo Antônio do Canaã com o Grupo "Recordar é Viver";
3. São João de Petrópolis com o Grupo "Aliança";
4. 25 de Julho com o Grupo "São Miguel";
5. Várzea Alegre com o Grupo "Nova Vida";
6. Alto Várzea Alegre com o Grupo "Meninos e Meninas da Pedra da Onça";
7. Córrego Frio com o Grupo "Esperança é Viver";
8. Alto Caldeirão com o Grupo "Amar é Viver";
9. Tabocas (o grupo irá definir seu nome em maio);
10. São Paulo do Rio Perdido (o grupo esta definindo seu nome até maio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário