segunda-feira, 23 de abril de 2012

Canários continuam morrendo em Marechal Floriano



Foto: Roberly Pereira

Roberly Pereira

Os moradores do bairro Ponto Frio, às margens da Rodovia BR-262, em Marechal Floriano, continuam revoltados com o aparecimento de mais pardais e canários mortos. Depois que 68 pássaros foram recolhidos na última semana por uma equipe da Companhia de Polícia Ambiental para exames, dezenas de aves das mesmas espécies amanhecem mortas sob árvores e dentro de quintais.

A maioria das aves mortas foi retirada do chão pelos próprios moradores, entristecidos porque são os responsáveis pela alimentação dos bichos. Há pessoas que compram semanalmente até dez quilos de canjiquinha para dar comida e ter o direito de ouvir o canto das aves amarelinhas.

Além disso, muitos ninhos são instalados nas partes altas das casas pela população para facilitar a reprodução da espécie. Moradores do Bairro Ponto Frio onde a Polícia Ambiental registrou a ocorrência, acreditam que os animais ingeriram milho envenenado jogado ao chão propositalmente para matá-los.

Na última semana dezenas de canários e pardais foram recolhidos pela Polícia Ambiental, bem como amostrados do milho jogado ao piso de um posto de abastecimento de combustíveis e oficinas mecânicas existentes na região. Os moradores aguardam resultado da análise.

O comerciante Oldemar Entringer, o “Tuzinho do Ponto Frio”, mostrou-se indignado com a situação e acha que a justiça não deve perdoar quem procede com esse tipo de violência contra as aves que trazem somente alegria ao morador. “Todos deveriam se espalhar nos moradores mais antigos que alimentam os canários. Tem de ir para a cadeia”.

A mesma opinião é a do comerciante Ernani Nalesso, um dos primeiros colaboradores para fazer crescer a revoada de canários em Marechal Floriano.  “Todos deveriam ter a mesma opinião quanto à existência dos canários: admirá-los e tratar bem deles. Os turistas que visitam Marechal Floriano ficam boquiabertos com essa riqueza criada pelo morador sensato”

Nenhum comentário:

Postar um comentário