sexta-feira, 27 de abril de 2012

Caminho do Imigrante será realizado nesta terça-feira (1º)


A Secretaria de Estado do Turismo (Setur), juntamente com as prefeituras de Santa Teresa e Santa Leopoldina, promoverá a 9ªedição do Caminho do Imigrante nesta terça-feira (1º). São cerca de 30 quilômetros de caminhada, com paisagens naturais emuitas histórias, que convidam os participantes a conhecer o caminho percorrido por seus antepassados.

O tema da edição deste ano é “Espírito Santo, o berço da imigração italiana no Brasil”, em comemoração aos 138 anos de imigraçãoitaliana no Estado e ao Momento Itália-Brasil 2011/2012.

A caminhada tem como ponto de partida o município de Santa Leopoldina. O percurso começa às 7 horas, partindo da praça central da cidade, próximo às margens do Rio Santa Maria da Vitória, local onde, em 1857, mais de 12 mil imigrantes chegaram para colonizar a região.

Percorrendo vários lugares, a caminhada passará pela Cachoeira Véu da Noiva, Curva do Violão, Entrada de Valsugana Velha e muitos outros. O ponto final é no Parque de Exposições e Eventos de Santa Teresa, com a chegada prevista para acontecer entre as 14 e 17 horas.

Inscrições

As inscrições para evento já estão abertas e são gratuitas. Podem ser feitas pelo telefone (27) 3259-2356 ou pelo site oficial do evento: www.caminhodoimigrante.es.gov.br. Quem quiser também pode adquirir o kit, com camisa e boné do evento, pelo valor de R$ 15. Eles podem ser retirados na Secretaria de Turismo e Cultura de Santa Teresa e na Secretaria de Turismo e Cultura de Santa Leopoldina, ou no dia do evento.

Imigrantes

Durante o desenvolvimento do Projeto Imigrantes, do Arquivo Público do Estado, surgiu a necessidade de ampliar os conhecimentos sobre a história da imigração no Espírito Santo, praticando os mesmo trajetos percorridos pelos imigrantes europeus que chegaram ao Estado no século XIX.

Assim nasceu o Caminho dos Imigrantes, que tem sua história retratada em documentos históricos do Arquivo Público, e em livros que falam sobre o assunto, como ‘’Karina’’, de Virgínia Tamanini, e ‘’Canaã’’, de Graça Aranha, clássicos que registram importantes referências do percurso.


Informações à Imprensa: Assessoria de Imprensa da Setur (27) 3636-8006 imprensa@turismo.es.gov.br Tania Mariano (27) 9805-1308 Luma Poletti luma.dutra@turismo.es.gov.br Colaboração: Thaís Tonini www.descubraoespiritosanto.es.gov.br Twitter: @turismo_es Facebook: Turismo Espírito Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário