sexta-feira, 23 de março de 2012

VISÃO E COMPROMISSO



O Governador Jeronimo de Souza Monteiro deixou a direção do Espírito Santo no dia 23 de maio de 1912, há quase 100 anos. Mas quando vemos a sua ação defesa da agricultura logo logo imaginamos que ele era um visionário, um sonhador e um administrador de grande competência.
A compra das mudas e das sementes de conilon mostram uma pessoa determinada e sabendo o que desejava para a comunidade capixaba, que na época tinha pouco mais de 200 mil habitantes.
A distribuição do conilon teve logo no início uma indicação onde ele deveria ser plantado, quando fala que trata-se ‘’de um producto reconhecido como excellente por todos aqueles que delle fizeram plantações, tem ainda a enorme vantagem de produzir com a mesma facilidade em terrenos sáfaros, em terrenos de pasto, já fatigados do plantio do café ou mesmo já tendo servido a outras plantações.’’ A indicação feita era uma garantia do sucesso.
Um ponto que destaco são as condições e o compromisso dos que levassem as mudas e as sementes.
- A distribuição dessas sementes e mudas será gratuita, obrigando-se porém os senhores lavradores que as receberem a dar ao governo do Estado notícias sobre o desenvolvimento da respectiva cultura, e mais tarde fornecerem por sua vez a outros lavradores algumas sementes do mesmo café.
Depois de 100 anos nós podemos falar que o gênio e a visão de Jeronimo de Souza Monteiro continuam brilhando em 2012 e nos anos que seguirão. Bendita uma terra que teve como filho com ele. Bendita a terra que tem gente competente no setor da cafeicultura como o nosso Espírito Santo. Visão e compromisso foram dois pontos que estavam na ação do Governador Jerônimo de Souza Monteiro. Visão e compromisso são dois pontos que todos nós devemos ter...

Nenhum comentário:

Postar um comentário