terça-feira, 27 de março de 2012

VERINO SOSSAI - lider rural de Montanha que foi assassinado.


NOVEMBRO DE 1990
Hoje é dia de alegria.
Hoje é dia que marca na história de Montanha o esforço dos agricultores, que com as suas mãos e as suas necessidades ergueram uma Escola Família Agrícola (EFA) que atende aos seus interesses. Uma escola onde os jovens se preparam para a vida e para a comunidade.
Apesar de ser uma das mais jovens EFAs da estrutura do Mepes, já temos uma árvore dando bons frutos, porque veio de boa semente. Hoje a escola de Vinhático é uma vitória dos agricultores.
Tudo isto acontece porque tem gente corajosa, gente trabalhadora, gente sofrida, mas que sabe o que quer, com quem e com qual motivo está na luta.
Isto acontece porque na adversidade vocês lutaram sempre. Esta EFA não é mais uma EFA. Temos uma fortaleza em defesa dos desprotegidos, dos abandonados do poder e dos que incomodam aos dominadores e exploradores.
A EFA do Vinhático é o marco do trabalho do homem do campo, do homem que e marginalizado, massacrado, mas que não se entrega e não ajoelha diante dos poderosos e opressores.
É o trabalho de muitos.
Mas tem a marca de uma pessoa muito importante para nós.
Temos hoje a ausência física de VERINO SOSSAI, temos a tua presença como trabalhador consciente, determinado, honesto, trabalhador, lutador, mas que não era dono do seu destino.
Tombou VERINO SOSSAI.
Mataram VERINO SOSSAI, como mataram muitos dos nossos irmãos, por lutarem por uma vida justa e digna para os seus semelhantes, os seus irmãos, todos nós. Por tudo isto podemos dizer hoje e sempre:
Vencedor na tua caminhada,
Embora tenham
Roubado a tua vida.
Irmão do
Nosso dia a dia.
O teu trabalho não foi em vão.

Sozinhos não seremos nada.
Organizados e
Solidários
Seremos fortes, seremos
A tua luta em vida,
Irmão na alegira e na dor, VERINO SOSSAI.

NOTA – TEXTO 19 DO LIVRO MEPES 25 ANOS. CONVERSA FRANCA AMIZADE LONGA. O NOSSO TESTEMUNHO E A NOSSA ESPERANÇA, NOVEMBRO DE 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário