segunda-feira, 26 de março de 2012

SOCOPO - PERIFERIA DE TERESINA - PIAUÍ.


SOCOPO
15-09-1990
Hoje tem festa em Socopo. .amigos de longa data, e creio, amigos novos,que ainda não conhecemos, vão debater a questão agrária. Serão relatos. Serão experiências. Serão testemunhos. São vidas dedicadas à causa do próximo, da coletividade, do compromisso com a dignidade humana. Mesmo ausente queremos abraçar a todos e desejar uma jornada que renove a esperança, a dedicação ao trabalho prático, no caminho de uma sociedade justa e fraterna.
É luta de todos.
A Fundação Padre Antonio Dante Civieiro começa muito bem, com os pés na terra. Começa com a perspectiva de uma longa caminhada.
Dá partida a um novo tempo. Queremos registrar o trabalho de muitos companheiros e companheiras, que tiveram as suas caminhadas interrompidas, pelas forças que recorre ao absurdo da morte para perpetuar milhões de irmãos na miséria absoluta e na ignorância. Na morte muitos deixaram ensinamentos de vida e para a vida – de todos nós. Na morte os exemplos são muitos, deram a sua contribuição e o seu testemunho, ao serem sacrificados. Hoje, o caminho pode ser visto, porque muitos trilharam antes nestes campos e nesta estrada. Hoje a terra dá frutos por causa do sangue derramado. Tudo isto faz crescer a nossa responsabilidade. Tudo isto nos coloca diante da sociedade e nós temos de decidir: se a queremos correta e descente.
Agir é o passo certo. Falar de vida, de morte, de utopia, de dedicação, de amor, de fraternidade, de solidariedade, de igualdade, de trabalho e de liberdade, nos remete de imediato a um outro plano.
Neste momento abrimos os braços, enchemos os pulmões e emocionados pedimos a todos, licença para abraçar o padre Humberto. Um abraço fraterno. Um abraço de saudade. Um abraço de alegria.
Padre Humberto, figura que nos encantou e que sempre é motivo para pensarmos: temos de contribuir um pouco mais, sempre um pouco mais. Uma ação feita com prazer. Meu querido padre Humberto, saiba que sempre vamos desempenhar nossa missão e a nossa tarefa. Foi vendo e vivendo a vida do Mepes, que fomos compreendendo esta fonte inesgotável e renovável de dedicação ao próximo.
Finalizando queremos destacar o artigo 3º da Fundação Padre Antonio Dante Civiero, quando fala dos seus objetivos:
... E PERMITAM O CRESCIMENTO DA PESSOA HUMANA ATRAVÉS DAS INCIATIVAS QUE PROMOVEM O ENCONTRO DE PESSOAS ENTRE SI E A SOLIDARIEDADE ENTRE GRUPOS, CLASSES E POVOS.
Que a nossa vida e a nossa prática, sejam sempre baseadas nestas palavras. Um grande e fraterno abraço a todos. A nossa casa estará sempre aberta, acolhendo a todos, num intercâmbio constante e infindável.
Nota- Socopo é periferia de Teresina, Piauí, onde o padre Humberto, fundador do Mepes, realiza um trabalho de promoção humana. Este texto eu o encaminhei para ser lido durante o seminário sobre a questão agrária. Texto é o 18º do livro- Mepes- 25 anos. Conversa franca, amizade longa.  O nosso testemunho e a nossa esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário