sexta-feira, 30 de março de 2012

Nova Venécia confirma presença na Expotur


Dos oito municípios que fazem parte da região Pedra, Pão e Mel, seis participarão do 8º Salão Capixaba de Turismo, a Expotur, considerada a principal vitrine do setor no Estado, que será realizada de 25 a 27 de maio próximo, na Praça do Papa, em Vitória. A confirmação aconteceu manhã dessa quinta-feira, no Centro Cultural Casarão, em Nova Venécia, num encontro que contou com a participação do Secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos e dos representantes dos municípios da região.
 O encontro também serviu para discutir a regionalização dos serviços tecnológicos, encabeçada pela internet, assunto que já havia sido abordado no início deste mês em Vila Pavão. Na reunião no Casarão, em Nova Venécia, cada município definiu  suas reais necessidades e a partir daí será elaborado um projeto. De acordo com o secretário de Estado de Turismo, a liberação dos recursos acontecerá ainda este ano.
Cobrando uma maior articulação entre entre os municípios, o secretário de Turismo, Alexandre Passos, enumerou alguns projetos previstos para serem implantados na região, ainda este ano. Na lista estão a sinalização das atrações turísticas da região, programa de qualificação de 181 pessoas no turismo  rural com a realização  de cursos e de oficinas, cadastramento dos prestadores de serviços turísticos, e inventário  da oferta turística dos municípios. “Mas para que isso possa acontecer, é preciso uma participação mais ativa das cidades nos eventos. Cada município deve assumir o seu papel em sua região”, cobrou.
Para o coordenador da Região Pedra, Pão e Mel, o vereador de Nova Venécia, Otamir Carloni, cabe agora aos municípios darem a sua contribuição, e responderem positivamente à convocação da Secretaria de Estado de Turismo. “Nosso potencial é enorme e temos tudo para fazer um belo papel na Expotur”, observou, já anunciando uma nova reunião no próximo dia 4, em Barra de São Francisco, onde serão discutidas as ações propostas por cada município.
A região Pedra Paõ e Mel reúne os municípios de Nova Venécia, Vila Pavão, Ecoporanga, Barra de São Francisco,  São Gabriel da Palha, Água Doce do Norte, Vila Valério e Boa Esperança. Os dois últimos ainda não confirmaram participação na Expotur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário