sexta-feira, 30 de março de 2012

MEU CARO MAX 6


14 de janeiro de 1991
Hoje, 14 de janeiro de 1991. Estamos sendo bombardeados pela televisão com informações de uma possível guerra no Oriente Médio. Fala-se mesmo no início da terceira guerra mundial, mas uma guerra que certamente será a última. Será o fim?
Hoje, 14 de janeiro de 1991, infelizmente tenho novamente de voltar a lhe escrever. Não é preciso nem mesmo dizer qual é o assunto. Isto mesmo, é sobre o Mepes. Eles continuam vivendo uma guerra diária e difícil. O confronto deles é um pouco diferente de um confronto nuclear, que destrói tudo e coloca um ponto final na vida.
Hoje, 14 de janeiro de 1991, no Mepes a luta prossegue, como vem prosseguindo nestes últimos 23 anos. Esta gente não tem descansado e nem podem respirar por alguns dias em paz. Esta gente tem sido acossada por problemas que surgem quase que diariamente. Eu não sei onde eles guardam oxigênio, porque sempre conseguem respirar por mais um tempo acima do normal. O padre Humberto fala que é a Divina Providência. Viva a sorte e a paciência.
  MEU CARO MAX
Às vezes fico pensando que as minhas ações em favor do Mepes constituem neste momento problemas para o próprio Mepes. Eu que imaginava estar ajudando a uma causa nobre, na verdade devo estar complicando a vida deles.
Devo confessar que nos últimos 12 anos tenho andado praticamente toda semana pelo interior do Estado. Neste período tenho convivido com todo tipo de gente. Encontrei de tudo: de gente com proposta séria a tentativas descaradas de suborno.  Nestes anos vivi o nascimento de movimentos, de associações, de cooperativas e de sindicatos. Eu tenho um testemunho a dar. Eu creio que a minha opinião, que minhas palavras e que o meu comportamento são elementos que devem ter alguma importância. Eu vi tudo e vivi muita coisa.
MEU CARO MAX
Nesta minha caminhada já peguei o Mepes na estrada, com experiência e comum trabalho invejável, mas que não temo devido valor correspondente.
Vi a angústia do padre Humberto se transformar em mais força para dar energia aos Mepianos. Esta gente fazia um belo trabalho e por este motivo pedi licença para entrar na caminhada deles. Esta gente não pode ficar sozinha. Esta gente tem de ter outras companhias, aumentar o número de pés e de mãos. O caminho é longo e o trabalho árduo. Esta gente não engana a ninguém, não dá passos maior do que as pernas e está sempre presente nos momentos de alegria e de dor.
MEU CARO MAX
Eu vi essa gente do Mepes dividir a sua mesa, o seu espaço e dar dias e dias pelo trabalho em prol das populações marginalizadas do campo. Eu vi esta gente dar a sua vida, como Verino Sossai e Valdizio Barbosa. Morreram? Não, foram assassinados porque estavam ao lado do povo. Hoje eles fazem falta nas suas famílias. Eles foram lutadores e certamente levaram uma angústia de terem lutado sempre, mas nem sempre viram os resultados do trabalho. A bandeira deles é a nossa, é a bandeira do Mepes na prática.
Poderia seguir adiante e encher folhas e folhas, falando e falando do Mepes, de sua caminhada e do seu trabalho. Mas, ao que parece o valor que se dá ao Mepes é em função de ser um movimento nascido na cabeça de um simples padre jesuíta e germinado no meio do povo trabalhador do campo. Essa gente sabe o que quer. Essa gente verdadeiramente não tem valor, assim é o que entendemos quando paramos para pensar o muito que se fez e o pouco que se recebeu.
MEU CARO MAX
O Governo tem uma dívida financeira com o  Mepes e uma dívida moral que certamente nunca será paga, nem nós queremos recebê-la, já que este é o nosso papel na sociedade. Nós estamos cumprindo a nossa parte, com alegria, com fé, com determinação, com amor e tem gente que foi muito além,  deram o sangue e a vida pelo Espírito Santo mais justo e mais decente para com os mais pobres e desprotegidos.
Vou ficando por aqui, na expectativa de que você entenda as razões deste teu amigo, que vê o Mepes como a coisa mais sublime e importante do setor educacional-político-social no meio rural capixaba.
Nós passaremos e o Mepes certamente vai ser tocado por outras mãos e outras cabeças, com outros pés que sempre terão o rumo do servir na rota de:
Encontrar-se para conhecer-se.
Conhecer-se para caminhar juntos.
Caminhar juntos para crescer.
Crescer para amar mais.
Finalizando quero deixar um ditado que um dia o padre Humberto traduziu para o Governador Gerson Camata:
CONVERSA FRANCA, AMIZADE LONGA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário