sábado, 31 de março de 2012

Mais saúde para as mulheres do campo



Senar/ES promove Programa Útero é Vida, levando informações sobre saúde e atendimento às mulheres rurais de onze municípios capixabas

O Senar/ES, por meio do Programa Útero é Vida, tem proporcionado mais saúde a centenas de mulheres que vivem no meio rural. O programa leva informações sobre a saúde da mulher e oferece a realização de exames preventivos contra o câncer do colo do útero. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum nas mulheres em todo o país, ficando atrás apenas do câncer de mama.

No evento, as mulheres são recepcionadas por agentes de saúde, participam de palestras educativas com temas relacionados à saúde e fazem coleta de material para realizar o exame preventivo de câncer do colo do útero. Tudo gratuitamente.

A grande novidade em 2012 é a parceria firmada com o programa Mamografia Express, que conta com uma unidade móvel totalmente aparelhada para realizar o diagnóstico do câncer de mama, e as mulheres rurais poderão também realizar gratuitamente e com toda comodidade seus exames de mamografia.

O primeiro evento deste ano aconteceu no dia 17 de março no município de Apiacá. Foram realizados 96 exames preventivos de câncer de colo do útero e 66 mamografias. O programa contou com a presença do presidente do Sindicato Rural do município, Rodrigo Melo Mota, e do prefeito Humberto Alves de Souza.

A dona de casa Vanda Miliolle de Sá Lima, 38 anos, foi uma das mulheres atendidas no município. Ela fez o exame preventivo contra o câncer do colo do útero pela primeira vez. “Eu nunca tinha feito esse tipo de exame porque tinha vergonha, mas fui convencida pela agente de saúde, que junto com uma amiga minha, insistiu para que eu participasse da ação”, revelou.

Vanda entendeu a importância da realização periódica dos exames para prevenção da doença. “Se eu estiver doente, então é melhor saber logo, porque assim terei tempo de me tratar e ficar curada”, afirmou.

 A aposentada Maria Cecília Emidio, 60 anos, também participou da ação. Ela fez o primeiro preventivo aos 45 e, desde então, não deixou mais de fazer. “É importante realizar os exames para manter a saúde. Passei isso para minha filha, que também não abre mão de se cuidar”, defende.

Além do atendimento médico, as participantes também recebem tratamento de beleza com cabeleireiros e manicures que cuidam do visual das mulheres enquanto elas cuidam da saúde.

As mamães também não precisam se preocupar, já que enquanto elas participam dos eventos, as crianças têm à disposição um espaço de recreação com profissionais capacitados e responsáveis para cuidar dos pequenos.

Prevenção
No Brasil, cerca de 50 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados por ano. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que o Espírito Santo apresente cerca de 900 casos da doença em 2012. O câncer de mama é o que mais mata mulheres no país. A melhor maneira de se prevenir é fazendo o autoexame da mama, que deve ser realizado sempre dez dias após cada menstruação, além da mamografia anual, que deve começar entre 45 e 50 anos.

Já para o câncer de colo do útero a estimativa é de que sejam diagnosticados 340 novos casos no estado. A principal infecção que pode levar a esse tipo de câncer é a do papilomavírus humano (HPV). A prevenção é feita através de exame ginecológico, o papanicolau, e deve ser realizada anualmente.

A maneira mais eficiente de combate ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero ainda é a prevenção. Hoje, a maioria dos casos é curável se diagnosticada no início.




Mais informações:
Faes – (27) 3185-9200
Iá! Comunicação/Elaine Maximiniano – (27) 3314-5909//96116237

Nenhum comentário:

Postar um comentário