sábado, 31 de março de 2012

JOSÉ GOLDENBERG


1991
Senhor Ministro da Educação, tomo a liberdade de lhe escrever, aproveitando a sua passagem pelo Espírito Santo.
Faço das tuas palavras a introdução de nossa conversa. Na edição de domingo do jornal Folha de São Paulo, trouxe a seguinte colocação:
... a elite brasileira aceitou apenas no papel a idéia de que a educação é fundamental para o desenvolvimento do país e instrumento importante para a modernização. Não há uma conscientização da importância real da educação numa sociedade e, portanto, ela não é fiscalizada devidamente.
Sou jornalista profissional e atuo na TV Gazeta como editor de um programa rural (Jornal do Campo), que vai ao ar todos os domingos. É a ligação com o meio rural que me levou a manter contato com um conjunto de escolas rurais no nosso Estado, a Escolas Família Agrícola (EFA). Este sistema tem a sua origem na França e se espalhou por todo Mundo, teve o seu início aqui no Espírito Santo há 23 anos. Hoje são 10 escolas de 1º grau e três do 2º grau e um Centro de Formação de Monitores. As escolas são geridas pelas comunidades e estão sob coordenação de uma entidade chama Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo- Mepes.
Basicamente a EFA funciona em sintonia com a comunidade rural (família) e com a sua realidade. Na EFA de 1º grau o aluno fica uma semana na escola e uma semana em casa. Na EFA de 2º grau a alternância se dá no intervalo de duas semanas. Neste esquema o jovem não perde o contato com a sua família-realidade.
Estou anexando várias cópias de material que fala sobre o Mepes, sua estrutura e seu funcionamento. Também segue o plano de curso do2º grau.
Senhor Ministro, agora no início do mês de outubro vamos ter aqui em Vitória um seminário internacional que vai debater a educação rural. Gostaríamos de contar com a sua presença tão ilustre. Dom Luciano Mendes presidente da CNBB, vai estar no seminário, bem como um grupo esperado de 120 pessoas representando todo sistema de EFA do Brasil, Argentina, Uruguai, França e Itália.
Agradeço a atenção e gostaria de ter um retorno deste nosso primeiro contato. Finalizando quero deixar as palavras do padre Humberto, fundador do Mepes, que entende a educação e a vida como um renovar de: encontrar-se para conhecer-se. Conhecer-se para caminhar juntos. Caminhar juntos para amar mais.
Um abraço e com a sinceridade afirmo que no Mepes a EDUCAÇAO foi aceita no papel e na vida diária como fundamental para todos.
Até uma próxima oportunidade, que espero que ocorra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário