terça-feira, 20 de março de 2012



 III Festival Cultural e Gastronômico 
de Santa Teresa promete muita 
música, cinema, arte e uma
culinária com base na uva

Uvas de Santa Teresa: a fruta foi a escolhida como o ingrediente básico para a criação de pratos e sobremesas durante o Festival

Fabricio Ribeiro
Assessoria PMST

Com informações de Bruno Lyra

Na próxima quarta (21) será lançado o III Festival Cultural e Gastronômico de Santa Teresa , que vai acontecer entre o final de agosto e a primeira quinzena de setembro. O lançamento está previsto para começar às 19 hs no prédio da Secretaria de Turismo e Cultura, ao lado da rodoviária.

Os restaurantes participantes irão compor o Circuito Gastronômico, cujo tema este ano será a uva, ingrediente que estará presente nos pratos principais ou sobremesas. No prédio da Secretaria de Turismo e Cultura, no espaço onde atualmente estão expostos os produtos da agroindústria e dos artesãos da cidade, ficará o Mercado Gourmet.

Também está prevista a realização de oficinas de artes. Apresentações culturais, teatro e música estão no cardápio do evento e acontecerão em palcos espalhados pela cidade e nos restaurantes participantes. Estão previstas ainda sessões de cinema na Casa da Cultura. 

De acordo com o secretário municipal de Turismo e Cultura, Marcelo Anacleto, durante o lançamento será apresentado um balanço dos festivais de 2010 e 2011 e as das diretrizes do próximo.  Além da boa mesa, estão previstas atrações culturais e musicais.

“O Festival é um tipo de evento que associa cultura, culinária e qualidade musical. Isso atrai um turista seleto, que fica na cidade por um período maior. Ele almoça, passeia, compra produtos, dorme em pousada ou hotel, o que é excelente para a economia do turismo. Para os moradores é uma festa diferente, que valoriza a cultura da cidade. Além das oportunidades de negócios”, analisou Anacleto.

Idealizador do projeto, Marco Leão, destacou a importância do envolvimento dos empreendedores da área de lazer e turismo para o fortalecimento do Festival. "A força do Festival está associada à adesão de restaurantes, pousadas e empreendedores em geral", aponta.

Já o prefeito Gilson Amaro aponta a agenda de eventos de Santa Teresa - como o Festival, a Festa do Imigrante Italiano, da Uva e do Vinho e a Feira de Negócios, entre outros - como atrativos para visitantes e turistas que movimentam a economia da cidade.

Santa Teresa abre temporada 
estadual e fecha evento internacional

Este ano, Santa Teresa abre, oficialmente, a temporada de inverno capixaba com o Festival Internacional de Jazz e Bossa, entre 01 e 03 de junho. 

Já entre 22 de junho e 01 de julho será a vez da Festa do Imigrante Italiano, que com sua Carretela del Vin, já é uma das maiores festas do Estado. E esse terá um gosto especial: é o evento nacional escolhido para encerrar o Ano da Itália no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário