sexta-feira, 16 de março de 2012

Exposição Nacional da Raça Doper será realizada no Espírito Santo


A 6ª Exposição Nacional da Raça Doper será realizada em solo capixaba. A confirmação aconteceunesta quinta-feira (15), em São Paulo, durante as atividades da Feira Internacional de Caprinos eOvinos  Feinco 2012. O lançamento oficial da exposição contou com a presença do secretário deEstado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, do secretário de Estadode Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, do presidente daAssociação de Criadores Caprinos e Ovinos do Espírito Santo (Accoes), Alcílio Boechat, de outrasautoridades e de criadores e profissionais que atuam no setor.


“A realização da Exposição Nacional do Doper em nosso Estado  é um reflexo dos investimentosdo Espírito Santo na ovinocaprinoculturaNosso rebanho ainda é pequenomas estamosdesenvolvendo programas para incrementar a atividade. Um bom exemplo é o programa ‘CordeiroCapixaba’que tem o objetivo de modernizar a produção e expandir a atividade de forma intensiva,pois queremos atingir regularidade de oferta e melhora na produção racial e de carcaça. No Brasilnão  hábito de consumo exatamente porque falta atingir estes pontos dentro da cadeiaprodutiva, o que ainda torna a carne ovina muito cara”destaca Enio Bergoli.

A 6ª Exposição Nacional da Raça Doper será realizada de 8 a 12 de agosto dentro da 36ª ExposiçãoEstadual Agropecuária (GranExpoES 2012), no Parque de Exposições “Floriano Varejão”, na Serra, na Grande Vitória. Além da exposição, a ovinocaprinocultura será destacada também pela realizaçãoda Copa Sudeste da Raça Santa Inês e a Copa Sudeste de Cabras Leiteiras.

A Feinco

Considerada a vitrine da cadeia produtiva do setor e referência como a maior feira indoor da caprinovinocultura da América Latina, a Feinco 2012 reuniu participantes das Américas, Europa, Ásia e África. Do Espírito Santo, uma comitiva com 30 criadores e profissionais que atuam no setor viram de perto as novidades técnicas empregadas na condução dos rebanhos e os modelos de comercialização de carne, leite e derivados.

“O Espírito Santo tem grande potencial para a criação de ovinos. viemos aqui buscar tecnologia e expandir essa base tecnológica para o nosso Estado”, ressalta o coordenador do Programa Estadual de Pecuária, Pedro Cani.

A ida do grupo fez parte de uma ação conjunta entre o Governo do Espírito Santo, por meio da Seag, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Accoes. A participação do Espírito Santo na Feinco ampliará as ações do programa “Cordeiro Capixaba”, criado para organizar todo o processo da produção da ovinocultura capixaba, desde a criação até o supermercado, incentivando o consumo deste tipo de carne.


Informações à Imprensa Gerência de Informação e Análise/Seag Léo Júnior Tel: 27 3636-3700 / 3651 / 9942-9616

Nenhum comentário:

Postar um comentário